Igreja teme reabertura do comércio em Castanhal e lista pesquisa com ranking nacional da covid-19
Religiosos dizem ser "desumano esperar outro pico de mortes" e pedem cuidados em medidas de flexibilização
O bispo Dom Carlos Verzeletti, a Cáritas Diocesana e a Comissão Justiça e Paz divulgaram nota pública externando sua preocupação com a reabertura, a partir desta quarta-feira (27), do comércio em Castanhal, no nordeste paraense. No documento, publicado na terça-feira (26), eles dizem que as autoridades de saúde nacionais e estaduais alertam para o avanço do covid-19 nos interiores e a cidade de Castanhal - que serve de polo de apoio aos diversos municípios da região, e aparece em terceiro lugar no índice de contágio na primeira etapa nacional de uma pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mostrando que os dados oficiais divulgados “estão gravemente aquém da realidade”.
Neste cenário, informam, o poder municipal, em decreto publicado no último domingo (24), substitui as medidas de isolamento pelo distanciamento social, permitindo a abertura não gradativa de serviços não essenciais.
“É fato que os serviços precisam voltar a funcionar, mas não se pode ignorar a realidade. Desta forma, considerando a situação acima apresentada e as limitações do sistema público de saúde do município e dos meios de fiscalização, torna-se necessária uma abertura do comércio mais lenta e progressiva, que seja fiscalizada de forma efetiva e criativa”, afirmam na nota pública.
Ainda segundo os religiosos, em sua nota, é “imprudente e desumano esperar outro pico de casos e mortes para melhorar as estratégias. Por isso, pedimos que sejam reavaliadas com seriedade estas diretrizes de abertura como estão sendo propostas e onde for preciso, reformuladas, buscando levar em consideração a contribuição de outras entidades da sociedade civil”.
'Não é preciso que o sofrimento bata à nossa porta'
O bispo Dom Carlos Verzeletti, a Cáritas Diocesana e a Comissão Justiça e Paz também afirmam “que aqueles que atendem diretamente os clientes no comércio precisam ter acesso ao teste da covid-19 e, assim, trabalhar com segurança para si e para os outros".
Segundo a nota, o "funcionário infectado deve ficar em isolamento, conforme as orientações das autoridades de saúde. Tal responsabilidade social pela vida pesa sobre todos: poder público, empresas, instituições e cada cidadão”.
Eles acrescentam: “Não podemos subestimar a pandemia e os contágios. Não é preciso que o sofrimento bata à nossa porta para abrirmos os olhos: cuidemos de nós e dos outros e, na medida do possível, fiquemos em casa. Tarde será tarde demais”.
O documento é assinado por Dom Carlos Verzeletti, bispo diocesano de Castanhal, pelo diácono Eleonor Pires, da Cáritas Diocesana, e por Victor Paiva, da Comissão Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Prefeitura diz que monitora abertura do comércio
A Prefeitura de Castanhal informou que o cronograma para fiscalização do cumprimento do novo Decreto Municipal nº051/20 foi elaborado pela prefeitura, em conjunto com a Polícia Militar, Guarda Civil, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Semutran e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O plano estabelece estratégias de fiscalização para a reabertura do comércio local a partir desta quarta-feira (27). Entre as medidas visando o cumprimento das regras de distanciamento, uso de EPI, o uso de álcool em gel, lavagem das mãos e redução em 50% de pessoas nos estabelecimentos.
Para isso, a prefeitura elaborou um termo de cooperação com a ACIC (Associação Comercial e Industrial), Conjove (Conselho de Jovens Empresários de Castanhal) e Sindicato dos trabalhadores do Comércio para o cumprimento dessas medidas. A gestão adotará novas estratégias, como a contratação de bombeiros civis, para ajudar a desaglomerar as filas, informou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Castanhal.
“O objetivo é monitorar a abertura do comércio para se ter um resultado positivo, fiscalizando se todos estão cumprindo as medidas de segurança. A prefeitura irá acompanhar o cenário da saúde, mas também criar medidas para evitar o colapso social”, afirmou a chefe de Gabinete, Carmem Quadros.
Os comerciantes flagrados descumprindo as normas de segurança e os horários estabelecidos para o funcionamento, serão notificados e multados. Se rescindir poderá ter o alvará cassado.
Pesquisa da UFPel alerta para Castanhal
A pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) publicada esta semana destaca Castanhal em terceira posição no ranking nacional de populações mais afetadas pelo coronavírus. O estudo é o mesmo que colocou a cidade de Breves (PA) no topo da lista de municípios intectados entre 133 cidades brasileiros investigadas. Em Breves, a proporção da população que tem ou já teve coronavírus foi estimada em 24,8% - ou seja, cerca de 25 mil dos 103 mil habitantes da cidade marajoara.
O segundo resultado mais alto foi observado em Tefé (AM), onde estima-se que 19,6% da população tenha anticorpos para o coronavírus. Castanhal, em terceiro, soma índice de presença da covid-19 de 15,4%, acima mesmo de Belém (com 15,1% da população com traços de infecção pela covid-19).
Para a UFPel, as 15 cidades com maior proporção da população com anticorpos para o coronavírus são:
BREVES (PA) - 24,8%
TEFÉ (AM) - 19,6%
CASTANHAL (PA) - 15,4%
BELÉM (PA) - 15,1%
MANAUS (AM) - 12,5%
MACAPÁ (AP) - 9,7%
FORTALEZA (CE) - 8,7%
MARABÁ (PA) - 8,3%
RIO BRANCO (AC) - 5,4%
PARINTINS (AM) - 5%
BOA VISTA (RR) - 4,5%
OIAPOQUE (AP) -3,5%
RECIFE (PE) - 3,2%
SÃO PAULO (SP) - 3,1%
RIO DE JANEIRO (RJ) - 2,2%
Números da prefeitura e do governo diferem
Por sua vez, os números epidemilógicos divulgados pela Prefeitura de Castanhal são maiores que aqueles que estão no site de monitoramento da covid-19 do governo do Estado, o que mostra o retardo no envio de informações, segundo tem divulgado a Sespa.
O boletim epidemiológico covid-19 de Castanhal foi atualizado em 26 de maio (terça-feira) às 19h45. E informa o seguinte: Positivos: 653. Recuperados: 444. Em análise: 14. Descartados: 133. Óbitos: 89.
No site Transparência covid-19 também há informações atualizadas dia 26, mas às 20h30. Entre os números sobre o novo coronavírus em Castanhal: Confirmados: 500. Óbitos: 75. Letalidade: 15%.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA