IGEPPS alerta sobre prazo final do Censo Previdenciário de servidores ativos do Estado
Atualização de dados cadastrais é fundamental para agilizar as análise de requerimentos de pensão e aposentadoria
O Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado (IGEPPS) alerta mais de 8 mil servidores efetivos e ativos, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Pará, que ainda não atualizaram seus dados cadastrais, para o encerramento do prazo de recadastramento em 31 de janeiro (sexta-feira).
Os servidores devem se recadastrar, seja presencialmente ou por meio do site. Para atender quem ainda não fez a atualização, o Instituto montou uma força-tarefa para recadastrar dentro do prazo todos os 90 mil servidores aptos ao Censo Previdenciário. A mobilização inclui o serviço itinerante, por meio de unidades móveis do IGEPPS, que vai até os locais de trabalho dos servidores.
VEJA MAIS
“Achei uma excelente ideia trazer os caminhões de atendimento, já que tenho o tempo corrido. Além disso, me trouxe praticidade porque além de conseguir atualizar meus dados junto ao sistema, ainda fui orientada em como fazer o procedimento em uma próxima oportunidade”, disse a policial militar Silene Bentes, uma das primeiras a receber atendimento no primeiro dia de ação no quartel do Comando-Geral da PM, na Avenida Augusto Montenegro, em Belém.
O atendimento no Comando-Geral nesta quinta-feira (23) prossegue até às 17h, e a previsão é recadastrar mais de 3 mil militares. “Fui atendido, fiz o meu Censo, e achei que a ideia de trazer os caminhões até aqui trouxe bastante facilidade, já que aproximou os servidores do IGEPPS aos policiais militares. Nós, muitas vezes com o tempo corrido da profissão, não atentamos a esse detalhe. Trazendo o serviço até nós cria essa proximidade, já que recebemos orientações de quais documentos são necessários, dentre outros”, ressaltou o tenente-coronel Almada.
Melhorias no atendimento - A técnica de Administração e Finanças do IGEPPS, Mirian Rocha Kahwage, responsável pelo Censo dos Ativos, reforça a importância da atualização das fichas cadastrais dos servidores para o planejamento da previdência estadual. "Os dados vão permitir ao IGEPPS agilizar a análise dos requerimentos de pensão e aposentadoria”, informa.
Ainda segundo a técnica, quando o servidor fornece seus dados, ele colabora para diminuir as inconsistências relacionadas à documentação no momento da aposentadoria. Segundo Mirian Rocha Kahwage, “essas inconsistências são responsáveis pela devolução de inúmeros processos de pensão e aposentadoria aos órgãos de origem dos servidores, que muitas vezes não apresentam a documentação exigida ou apresentam sem o detalhamento da evolução da carreira pública dele”.
A atualização dos dados é indispensável para o equilíbrio financeiro e atuarial da previdência social dos servidores estaduais, gerenciada pelo IGEPPS, explica o presidente do Instituto, Giussepp Mendes. “O IGEPPS está fazendo um grande esforço para que todos os servidores efetivos e ativos do Estado possam atualizar seus dados cadastrais. O serviço itinerante junto aos órgãos públicos é uma forma de facilitar a participação e para manter a qualidade do banco de dados e, com isso, uma gestão previdenciária responsável”, acrescenta o gestor.
O atendimento continua durante a semana nos seguintes locais:
Comando-Geral da Polícia Militar do Pará
- Endereço: Avenida Augusto Montenegro, KM-09, nº 8401 - Parque Guajará.
- Data: 22 e 23/01/25
Laboratório Central do Estado (Lacen)
- Endereço: Avenida Augusto Montenegro, 524 - Parque Guajará.
- Data: 23/01/25
Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará
- Endereço: Avenida Júlio César, nº 3000 - Val-de-Cães.
- Data: 24/01/25
Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado (atendimento para servidores da Seduc)
- Endereço: Avenida Alcindo Cacela, nº 1962 - Nazaré.
- Data: 27 e 28/01/25
Secretaria de Estado de Planejamento e Administrado (Seplad)
- Endereço: Travessa do Chaco, nº 2350 - Marco.
- Endereço: Rua Boaventura da Silva, nº 401 - Reduto.
- Data: 29 e 30/01/25
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA