Helder anuncia reforço de 400 agentes de segurança em áreas críticas de Belém
Altamira, Marabá, Santarém, Redenção, Castanhal e Abaetetuba também terão reforços
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social anunciou que a partir de hoje 400 agentes de segurança pública passarão a reforçar ações de combate à violência na Região Metropolitana de Belém e também serão intensificadas as atuações das forças de segurança em seis municípios paraenses: Altamira, Marabá, Santarém, Redenção, Castanhal e Abaetetuba.
A ação incluirá agentes da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal. Na capital, a intensificação de ações começará por quatro bairros da capital: Cabanagem, Bengui, Guamá e Terra Firme e áreas adjacentes.
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (2), no Portal da Amazônia, em Belém, em reunião convocada pelo governador do Pará, Helder Barbalho, com os órgãos de segurança envolvidos na operação de combate à criminalidade no Estado. Segundo o governo do Estado, a medida faz parte dos encaminhamentos dados pela reunião realizada com a equipe de segurança pública na última segunda-feira (31).
Entre as ações prioritárias definidas pelo novo governo estão blitz, abordagens, cumprimento de mandados e outras ações nas regiões e localidades que apresentam os maiores índices de violência nos últimos meses na capital e no interior do Estado. As ações são baseadas em dados e estatísticas da Segup que apontam o mapa das "manchas criminais" na Grande Belém e no restante do Estado.
FORÇA NACIONAL
Agora, às 10h, no Palácio do Governo, o governador também oficializará a solicitação de apoio da Força Nacional ao governo federal, com o objetivo de dar apoio à segurança pública no Estado. Na ocasião, Helder Barbalho também empossa sua npva equipe de secretários que compõem o governo.
"O trabalho que inicia agora é ininterrupto. A expectativa é que, a partir de amanhã, começemos a reduzir a criminalidade e, a curtíssimo prazo, possamos trazer tranquilidade à população", avaliou o coronel Arthur Moraes, secretário-adjunto da Segup.
Segundo Moraes, tão logo se reduzam índices de violência nessas áreas onde a atuação das forças de seguirança são reforçadas, as ações devem ser passadas a outros bairros de Belém e a também a outros municípios do interior do Estado.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA