Graesp leva alimentos e água a comunidades indígenas no Oeste do Pará

O Grupamento Aéreo percorre mais de 2.400 quilômetros para atender às demandas da reserva Sateré Mawé, atingida pela seca

Bruna Lima
fonte

Integrantes da comunidade da reserva Sateré Mawé, no Oeste do Pará, receberam auxílio de cestas de alimentos e recipientes com água, durante operação executada pelo Graesp, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que prestou apoio logístico à operação humanitária, que foi coordenada pela Defesa Civil.

A ação visa o abastecimento da comunidade que enfrenta a falta de alimentos e água devido à estiagem, que reduziu o volume de água dos rios, a principal via de locomoção na região.

Mais de 30 agentes participam da ação, que atuam desde a separação dos alimentos até a locomoção na área, considerada de difícil acesso.

VEJA MAIS

image Graesp transporta equipamentos de proteção e higiene para Santarém
Quase meia tonelada de equipamentos foi transportada, na manhã deste sábado (4). São equipamentos de proteção individual. O transporte aéreo economizou tempo.

image Graesp atua no monitoramento de rodovias e praias durante verão
Grupamento vinculado à Segup realiza rondas aéreas em praias e nos principais pontos de saída e entrada de Belém

“Nossas equipes estão trabalhando constantemente nessa ação em auxílio à comunidade do Oeste do Estado que segue atingida pelo período de escassez das chuvas, e assim não conseguem ser abastecidos. O Graesp e a Defesa Civil estão atuando em uma logística complexa para levar mantimentos e água a todos, e assim atender às necessidades das pessoas dessa área”, informou o diretor do Grupamento Aéreo, coronel Armando Gonçalves.

Logística 

A operação abrange uma área de aproximadamente 42 mil quilômetros quadrados. Estão sendo utilizadas duas aeronaves, que transportam as cargas até a base operacional montada pelas equipes de apoio, em uma área rural a 52 km de Itaituba e 80 km da Comunidade Vila Nova, para viabilizar a operação.

Diariamente, as equipes aéreas percorrem mais de 2.400 km, em média 8 horas por dia, para garantir a entrega em cada uma das comunidades. Desde o início da missão, em 15 de novembro, mais de 16 toneladas de alimentos foram entregues na Terra Indígena Andirá/Maraú, atendendo 35 aldeias em oito comunidades e beneficiando cerca de 4 mil indígenas.

“Essa é mais uma demonstração do compromisso do governo do Estado, que não mede esforços, superando as grandes distâncias deste Estado continental, para levar o acolhimento necessário através da dedicação e do comprometimento dos profissionais envolvidos, para garantir a assistência necessária a todas as comunidades que estão passando dificuldades em decorrência da seca histórica que assola a região amazônica”, complementou o coronel Armando Gonçalves.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ