Governo do Pará entrega segunda orla em Muaná, no Marajó
Desde 2019, mais de 20 orlas já foram entregues pelo Governo do Estado; outras 13 estão sendo construídas ou recuperadas
O Governo do Estado investe em projetos de construção e reconstrução de novas orlas em municípios paraenses. O intuito é oferecer espaços modernos, que impulsionam uma série de benefícios à população, sobretudo, no que se refere à maior movimentação econômica, enquanto as orlas se transformam em pontos turísticos das cidades que geram opções de renda extra para muitas famílias. Mais de 20 orlas já foram entregues desde 2019 pelo Governo do Estado. A entrega da Orla do rio Mocajatuba, em Muaná, será neste sábado (18), pela governadora em exercício Hana Ghassan.
O projeto foi executado por meio de um convênio com a Prefeitura de Muaná, no qual o Estado investiu R$ 5.766.643,05. O novo espaço conta agora com muro de arrimo com rampa de acesso em concreto, quadras de areia, academia ao ar livre, bancos, playgrounds, quiosques, estacionamento, bicicletários, banheiros masculinos e femininos, pavimentação, além de trapiche em concreto, mirante e uma praia artificial.
VEJA MAIS
"O investimento do Governo do Pará em orlas transforma completamente a paisagem e o potencial econômico dos municípios. Com intervenções que também valorizam a história das cidades, esses espaços proporcionam não só lazer para os moradores e os visitantes, mas também uma significativa melhoria na qualidade de vida da população, criando um ambiente propício para o crescimento dos empregos e da renda, além da valorização cultural", ressalta o secretário de Obras Públicas (Seop), Ruy Cabral.
Com mais de 40% de serviços avançados, estão as orlas de: Aurora do Pará (Rio Cuité); Marapanim e Vila Monte Alegre do Maú, no mesmo município; Ourém; São Domingos do Capim e Orla do Maçarico. As obras impactam na mobilidade, qualidade de vida, economia e na atividade turística do Estado.
Moradora de Tucuruí, Kaoni Almeida considera que os investimentos na orla do município, entregue em maio de 2024, representam um avanço significativo para a região. “No lugar de um espaço abandonado, foi criada uma orla linda, um local para os nossos filhos brincarem, eles ficam muito à vontade para se divertir com outras crianças, é muito gratificante ver esse espaço com a segurança que tem agora, que diz muito sobre o cuidado com a população”, diz.
Comerciante da nova orla do Distrito de São Miguel do Pracuúba, no município de Muaná, localizado na Região de Integração do Marajó, entregue em setembro de 2024, Gabriela Santos celebra o equipamento público. “A nossa nova orla veio para alavancar a nossa renda, a economia local, em especial ao nosso comércio, pois agora recebemos muitos visitantes e reflete diretamente nas nossas vendas”, conta.
Entre os atrativos, as novas orlas entregues pelo Governo contam com quadras de esporte, academia ao ar livre, banheiros, ciclovia, quiosques para venda de comidas e bebidas, parque infantil, palco para eventos, muro de contenção, pavimentação, estacionamentos, equipamentos de acessibilidade, além de trapiche de carga e passageiro, garantindo funcionalidade, mobilidade, conforto e segurança aos moradores.
Icoaraci
Em parceria com o Ministério das Cidades, o Estado garante a reconstrução da Orla do Cruzeiro, no Distrito de Icoaraci, em Belém. O projeto já foi elaborado e estão sendo providenciadas as licenças junto à Prefeitura para o início da obra, que terá um investimento de cerca de R$ 20 milhões, e deve gerar, aproximadamente, 200 empregos diretos e indiretos.
A proposta do Estado para a Nova Orla de Icoaraci prevê a reconstrução da Feira do Açaí, mirante, Feira do Artesanato, praça, cobertura do anfiteatro, calçada e das barracas de tapioca, além da construção de dois novos espaços: área de recreação e esporte e de barracas de água de coco.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA