Governador Helder Barbalho anuncia ampliação do programa Forma Pará

A chamada 2023 do programa irá garantir cursos de nível superior e especializações para todos os 144 municípios do Estado

O Liberal
fonte

O governador Helder Barbalho vai anunciar, nesta segunda-feira (7), na Estação das Docas, detalhes sobre ampliação do programa estadual Forma Pará, criado como estratégia para garantir o acesso à educação superior no Estado, por meio da parceria entre governo, Instituições de Ensino Superior (IES) e prefeituras.

VEJA MAIS

image Inscrições para o Forma Pará vão até dia 10 de março
São 206 vagas distribuídas entre cursos na Ufra, Unifesspa e IFPA

image Forma Pará abre processo seletivo para vagas remanescentes de três Universidades paraenses
Ao todo, estudantes de nove municípios paraenses poderão se inscrever nos cursos executados pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Instituto Federal do Pará (IFPA).

De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado, o programa busca promover a universalização do Ensino Superior Estado, com curso presencial em todos os municípios. Ou seja, a chamada 2023 irá garantir cursos de nível superior e especializações para todos os 144 municípios paraenses, de acordo com as características e vocação econômica de cada região. Dessa forma, a gestão estadual afirma que ele será o maior e mais completo programa do País. 

Os cursos são demandados pelo município à Secretaria responsável e executados pelas instituições parceiras.  

Ainda nesta segunda, será lançado o edital para credenciamento das IES que queiram se habilitar na oferta de cursos de especialização, a novidade para a chamada 2023. Elas poderão se credenciar em cerca de 40 opções de temas estratégicos para especialização no Estado, abrangendo diferentes áreas do conhecimento e pensando em diferentes públicos, a exemplo de mulheres, quilombolas e indígenas.

O Governo explica que a ideia é qualificar profissionais para atender as necessidades locais, contribuindo para o desenvolvimento regional. As mesorregiões aptas a serem atendidas conforme credenciamento são: Baixo Amazonas, Marajó, Metropolitana de Belém, Nordeste, Sudeste e Sudoeste. Assim, será possível atender profissionais de uma determinada região, considerando a modalidade de ensino semipresencial.

Após finalizar o credenciamento das IES, a equipe técnica do Forma Pará fará um estudo das propostas para definição das especializações e localidades a serem atendidas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ