Festa junina segura: saiba para quem ligar em caso de urgência no Pará
Por meio de 5 números de telefone, festeiros podem dispor de serviços de segurança pública para aproveitar a quadra junina no Pará
Como é tradição em Belém e em outros municípios do Pará, ao longo deste mês as festas juninas animam a confraternização das pessoas com muita música, danças, comidas típicas e outras atrações da época. No entanto, é preciso ficar atento aos procedimentos a serem seguidos para uma festa com segurança e ainda a eventuais situações adversas à integridade dos participantes. Por isso, vale a pena conferir os contatos de órgãos públicos de Segurança Pública que vão estar atuando ao longo da quadra junina nas cidades paraenses.
Por meio do número 192, pode-se acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O SAMU atende basicamente chamados de salvamento de pessoas acidentadas e em outras situações de risco para a saúde dos cidadãos.
Já a pessoa que ligar para o número 193 vai entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Assim, será possível encaminhar basicamente alguma eventual ação de combate a incêndio e outras ocorrências.
No caso do número 199, da Defesa Civil, o público pode requerer orientações sobre prevenção a acidentes, incluindo incêndios, e também obter informações sobre situações de risco em ambientes variados. A Polícia Militar do Pará poderá ser acionada por meio do número 190. Os policiais poderão atuar em casos de briga, desordem, o não cumprimento da legislação vigente para a realização de festas juninas ou ainda quaisquer outras situações que coloquem em dificuldade os participantes do evento.
O número 180 viabiliza o atendimento na Central de Defesa da Mulher. Nesse caso, atua-se na defesa dos direitos das mulheres, ou seja, na prevenção e combate a violências contra elas. Entretanto, é bom os promotores e participantes de eventos juninos conferirem a legislação específica sobre a realização de festas nesta época do ano, para evitar complicações e poder aproveitar com tranquilidade as atrações culturais do Pará em junho.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA