MENU

BUSCA

Enem 2024: 101% dos concluintes do ensino médio da rede pública se inscreveram

Incentivos em toda a rede de educação foram determinantes para o sucesso, aponta o titular da Seduc

Camila Guimarães

Este ano, pela primeira vez na história, o Pará superou a meta de estudantes da rede pública, concluintes do Ensino Médio, inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 101% dos alunos participando. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o sucesso se deve ao incentivo em toda a rede, além do estímulo do programa Bora Estudar. As inscrições no Enem 2024 encerraram na sexta-feira, 14.

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) já havia divulgado que praticamente 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em diversos estados. O Pará estava na lista, junto com Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, de Goiás, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. No balanço específico do Pará que o Ministério disponibilizou para a própria Seduc, o resultado foi além das expectativas. O secretário de educação do Estado, Rossieli Soares, explica o superávit:

"A gente recebeu a informação do MEC de que 101% dos alunos concluintes se inscreveram no Enem. Esse 1% a mais se dá porque gente começa o ano com uma previsão de matrícula informada, mas a gente vai tendo novos alunos matriculados ao longo do ano, por causa da busca ativa. Por isso que o número de alunos concluintes do 3º ano do ensino médio cresceu e conseguimos mais do que estava previsto no início do ano".

O feito é inédito na história do Estado, aponta o secretário:

"A gente tem sonhado alto e incentivado os alunos a sonharem também. Quando o estudante não se inscreve no Enem, ele não está sonhando, pode estar achando que o ensino superior não é pra ele, por isso a gente sempre tem buscado incentivar, desenvolver a resiliência. Esse é um marco histórico".

VEJA MAIS

Projeto ambiental de escola pública de Itaituba é selecionado entre os 10 melhores do mundo
A E.E.E.M. Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira foi uma das escolhidas graças à ação desenvolvida pelos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

UFPA sedia maior evento de ciências da América Latina com presença de vencedor de prêmio Nobel
O evento terá programação voltada para estudantes e professores do ensino básico, técnico ou superior, pesquisadores, profissionais e o público geral, contando com a participação de diversas autoridades e cientistas, entre eles, Philip Martin, vencedor do prêmio Nobel em 2007.

BRT, BRS e VLT: entenda as diferenças entre os sistemas de transporte rápido
Embora todos sejam projetados para melhorar a eficiência e a qualidade do transporte público nas cidades, cada um possui características próprias e distintas

Rossieli também diz que o incentivo de toda rede de ensino foi importante para esse resultado, assim como programas de estímulo à participação no Enem. "O avanço deste ano se justifica pelo foco no projeto de vida e desenvolvimento de resiliência dos nossos alunos, de mobilização da rede, os professores incentivando, as escolas abrindo seus laboratórios para viabilizar a inscrição, e os incentivos, especialmente o programa Bora Estudar, que a gente lançou ano passado e vamos pagar a primeira vez este ano".

Ter mais estudantes da rede pública se inscrevendo no Enem é uma forma de democratizar o acesso à educação, ampliando as possibilidades para mais regiões e famílias, aponta o secretário: “Primeiro porque a gente vai ter mais alunos de escola pública ocupando vagas, aumenta a chance de temos alunos de outras regiões que não eram contempladas, mais famílias que nunca tiveram um membro na universidade agora tem essa chance. Ao colocar todos dentro do processo do Enem, a gente consegue efetivamente ter um resultado cada vez maior”.

A taxa de estudantes oriundos de escola pública tem crescido no Ensino Superior no Pará. O secretário de Educação lembra que, na Universidade do Estado do Pará (Uepa), em 2023, 55% dos aprovados eram da rede pública.

Bora Estudar

No ano de 2023, o Estado anunciou o "Bora Estudar", maior programa de reconhecimento de desempenho escolar para estudantes da rede estadual de ensino, que vai disponibilizar auxílio financeiro de R$ 10 mil para cerca de 19 mil turmas, com a unidade escolar podendo optar por conceder o benefício a 1 estudante da turma, por meio do programa "Sua Casa", para que os melhores estudantes sejam beneficiados pela Seduc em parceria com a Companhia de Estado de Habitação (Cohab).

Já para 2024, o programa passa a contemplar com R$ 10 mil, inclusive os estudantes que concluíram o ensino médio no ano passado e obtiveram nota a partir de 900 pontos na redação do Enem 2023. Desta maneira, os estudantes acima dos 18 anos ou responsáveis legais serão contemplados com o "Cartão Sua Casa" para aquisição de materiais de construção que serão utilizados na reforma e ampliação de sua residência.

Pará