Dia de combate ao tráfico e abuso de drogas: saiba onde buscar ajuda para dependência química
Locais oferecem atendimento gratuito. Confira endereços e contatos
O próximo domingo (26) é marcado pelo Dia Internacional de Combate ao Abuso e ao Tráfico de Drogas. Um dos objetivos da data é conscientizar a respeito do consumo de entorpecentes, que gera dependência química. Em Belém e Ananindeua, funcionam alguns serviços públicos voltados para o acolhimento e tratamento de pessoas nessa situação.
O gerente do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps AD) de Belém, Samuel Freire, explica que todo uso de substâncias que interfere na saúde e na vida funcional do indivíduo precisa de tratamento, mesmo em casos de drogas lícitas, como álcool, cigarro ou algum medicamento. “Para diagnosticar e tratar, é possível dar entrada pela atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades Municipais de Saúde”, ele orienta.
Samuel explica que, em casos de famílias com dependentes químicos que apresentam resistência em buscar ajuda, é possível recorrer às UBS ou ao Caps mais próximos, para que seja feita visita domiciliar e tentativa de sensibilização do usuário. Já no caso de crises psiquiátricas, provocadas pelo abuso de substâncias, Samuel orienta acionar o atendimento emergencial do Hospital das Clínicas Gaspar Vianna, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).
Confira alguns locais de atendimento em Belém e Ananindeua:
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a rede estadual conta, atualmente, com 91 Caps com diversos níveis de atenção para atendimento a pessoas com transtornos mentais ou usuários de álcool e outras drogas. A lista dos Caps pode ser consultada no link.
Na rede municipal, em Belém, o atendimento é feito no Caps AD II, localizado na Avenida Governador José Malcher, n° 1457, bairro de Nazaré. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e os canais de contato são: (91) 32760890 (ligação); (91) 984007253 (whatsapp); capsad@ymail.com.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) também informa que também oferece um sistema de moradia transitória para pacientes atendidos pelo Caps: a Unidade de Acolhimento de Adultos, onde o paciente em extrema vulnerabilidade em decorrência do consumo abusivo de drogas pode morar por até seis meses.
Em Ananindeua, o atendimento ocorre no Caps III, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 12h às 17h, na Estrada do Maguari, nº 2000. O acesso pode ser direto ou via encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS).
Além disso, a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) do município oferece, por meio do Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro-POP), atendimento psicossocial e assistencial exclusivamente para pessoas em situação de rua que são usuários de drogas. O Centro POP funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Passagem São Paulo, nº 02, BR-316, Bairro Atalaia.
Endereço e contatos de Caps de outros municípios do estado podem ser consultados no site do Centro Cultural do Ministério da Saúde.
Serviço:
Caps AD II - Belém
Funcionamento: de segunda à sexta-feira
Horário: das 8h às 18h
End: Av. Gov. José Malcher, n° 1457 – Nazaré
Contato: (91) 32760890 (ligação)/ (91) 984007253 (whatsapp)/ capsad@ymail.com
Emergência psiquiátrica Hospital das Clínicas Gaspar Vianna
Acionamento pelo Samu: 192
Caps III - Ananindeua
Funcionamento: de segunda à sexta-feira
Horário: das 8h às 12h e das 12h às 17h
Endereço: Estrada do Maguari, n 2000
Centro POP - Ananindeua
Funcionamento: de segunda à sexta-feira
Horário: das 8h às 17h
Endereço: Passagem São Paulo, nº 02, BR-316, Bairro Atalaia
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA