Criança paraense viraliza ao ser perguntada sobre marca feita em boneca: 'É um pé diabético'; veja
A pequena Ayra, de quase 4 anos, surpreendeu a mãe, que é enfermeira em um hospital de Salvaterra
Uma garotinha de três anos e 11 meses do município de Salvaterra, na Ilha do Marajó, viralizou nas redes sociais após ser perguntada o porque o pé de sua boneca tinha uma mancha. "É um pé diabético", disse ela, surpreendedo sua mãe, que estava gravando o vídeo na hora da resposta inusitada. "Elas comem muita coisa boa, mas acabam comendo besteira escondido. Ela come bombom escondido, pirulito escondido, balinha escondida e até chiclete escondido. Aí ela ficou com o pé diabético", explicou a criança, arrancando gargalhadas da mãe.
O conhecimento da criança espantou os internautas, que rapidamente apertaram muitas vezes o botão de like na publicação. Além disso, comentários exaltaram a fala da criança. "Imagina ter essa idade e não ter um único erro de concordância!", disse um internauta espantado com a pronuncia da norma culta da língua portuguesa.
O registro foi feito pela mãe de Ayra, Ainoã Lira, que atua na área da saúde. "Eu sou enfermeira. Chego em casa e sempre conto meu dia pra ela, pergunto sobre o dela etc. Sempre que dá, bato foto e faço vídeo pra mostrar como ela é muito curiosa. Ela sempre quer saber como foi o meu dia, como as coisas aconteceram no hospital, o que levou algum paciente a ficar em determinado estado e por aí vai. Sempre explico, mas vou ser sincera, na maioria das vezes eu acho que ela não tá entendendo nada, mas pelo visto, ela sempre está", disse a mãe empolgada à reportagem de OLiberal.com. Veja o vídeo!
O que é diabetes?
A diabete é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue.
O que é um pé diabético?
O pé diabético é uma das complicações mais graves da diabetes. Neste sentido, a prevenção de complicações e o tratamento médico ou cirúrgico, nos casos em que tal se justifique, devem ser encarados seriamente pelos doentes, pois em último caso, o pé diabético pode ter consequências graves, levando à amputação de dedos, pé ou perna.
Causas do pé diabético
Como o próprio nome já diz, são lesões ocasionadas pela diabetes. Uma complicação que tanto pode surgir na diabetes tipo 1, como na diabetes tipo2, podendo afetar homens e mulheres de forma igual.
Ferida no pé diabético? O que fazer?
A orientação é sempre procurar um médico. A auto medicação é muito arriscada, sob pena de agravar o problema e aumentar o risco de complicações.
Cuidados no pé diabético
- Observar os pés diariamente, com uma boa iluminação, tentando identificar cortes, bolhas e alteração da cor. Pode ser necessário recorrer à ajuda de um espelho ou de outra pessoa;
- Os pés devem ser lavados diariamente, mas não devem ser colocados “de molho”. É necessário comprovar a temperatura da água com a mão. Depois de lavados os pés devem ser bem secos;
- Recomenda-se a aplicação de um creme hidratante diariamente, exceto no meio dos dedos;
- Não devem ser usados instrumentos cortantes, adesivos ou agentes químicos para cuidar dos pés;
- Se os pés estiverem frios não devem ser usados cobertores elétricos, lareiras ou botijas de água quente. O doente diabético pela diminuição da sensibilidade pode queimar-se. Sugere-se o uso de vários pares de meias;
- O doente deve ver e palpar com a mão o interior do sapato, para comprovar que não existe nenhum objeto que possa causar ferida;
- As unhas não devem ser cortadas, mas sim limadas em linha reta com uma lima de cartão, pelo menos uma vez por semana;
- Os calos deverão ser tratados, mas apenas por profissionais habilitados para tal.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA