Corpus Christi: veja como será a programação religiosa na Grande Belém e em Capanema
A tradição diz que Jesus, na véspera de sua crucificação, se reuniu com os apóstolos na ceia e instituiu a Eucaristia
Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo” ou “Corpo de Deus”. Este é o único dia em que o Santíssimo Sacramento é levado pelas ruas, exaltado publicamente pelos fiéis que agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio da alma. Nesta quinta-feira (30), é celebrada a solenidade.
A tradição diz que Jesus, na véspera de sua crucificação, se reuniu com os apóstolos na ceia e instituiu a Eucaristia. O dia de Corpus Christi então foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
VEJA MAIS
Durante a solenidade, o Santíssimo Sacramento é levado pelas ruas, exaltado pelos fiéis que agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio da alma.
A confecção dos tapetes começou na quarta-feira (29) em 11 paróquias de Belém. Essa tradição simboliza a preparação e o caminho que os fiéis devem percorrer para receber o Corpo de Cristo durante a Eucaristia, que é o cerne das celebrações de Corpus Christi.
Veja a programação em Belém
Na Catedral Metropolitana (Região de Sant’Ana), no bairro da Cidade Velha, uma missa será celebrada às 7h, por dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém. A celebração será presidida junto ao Vigário Episcopal, Padre André Teles, e aos demais padres da região. Em seguida, a procissão sairá em direção à Paróquia Santa Luzia, no bairro do Jurunas.
Paróquia São Pedro e São Paulo
Na Paróquia São Pedro e São Paulo (Região Santa Maria Goretti), a missa será às 7h, presidida pelo Vigário Episcopal, Cônego Silvio Trindade, e concelebrada pelos padres da região. Em seguida, a procissão com o Santíssimo Sacramento sai em direção à Paróquia São Miguel, no bairro da Cremação.
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Na Região Episcopal Santa Cruz, a missa será às 7h na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Telégrafo, presidida pelo Vigário Episcopal, Padre Gabriel Paes, e concelebrada pelos padres da região. Logo após, haverá a Procissão com o Santíssimo Sacramento em direção à Paróquia São Raimundo Nonato, no bairro do Umarizal.
Paróquia Transfiguração do Senhor
Em Ananindeua, haverá Missa na Paróquia Transfiguração do Senhor (Região São Vicente de Paulo), no Curuçambá. Será às 7h. O rito será celebrado pelo Vigário Episcopal, Padre Ivan Conceição, e concelebrada pelos padres da região. Em seguida, haverá a Procissão com o Santíssimo Sacramento em direção à Paróquia São Vicente de Paulo, no Paar.
Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio
No bairro do Coqueiro, em Belém, haverá missa às 7h na Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio (Região Coração Eucarístico de Jesus), celebrada pelo Vigário Episcopal, Padre Humberto Paiva Brito, e concelebrada pelos padres da região. Em seguida, a procissão com Santíssimo sairá para a Paróquia São José de Anchieta.
Benevides
Em Benevides, Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém, estará na Região Episcopal Nossa Senhora do Ó, onde presidirá a Santa Missa às 8h, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Benevides), junto ao Vigário Episcopal, Padre Francimar Lopes, e os padres da região. Logo após, a procissão seguirá com o Santíssimo Sacramento em direção à Paróquia Santa Rosa de Lima, também em Benevides.
Marituba
Já na Região Menino Deus, a missa será às 7h30, no Ginásio Municipal de Marituba, celebrada pelo Vigário Episcopal, Padre Cleiton Marcos da Silva Liker, e concelebrada pelos padres da região. Em seguida a Procissão com o Santíssimo Sacramento segue em direção à Praça Matriz de Marituba.
Celebrações em Cotijuba, Outeiro, Icoaraci, Parque Guajará, Tapanã e Pratinha
As celebrações na Região São João Batista, que compreende Cotijuba, Outeiro, Icoaraci, Parque Guajará, Tapanã e Pratinha, contarão com missa às 7h, na Igreja São Sebastião, na orla de Icoaraci, celebrada pelo Vigário Episcopal, Padre Adalberto Brandão, e concelebrada pelos padres da região. Em seguida a Procissão com o Santíssimo Sacramento segue para o Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
Capanema é tradição
Esse ano completa 48 anos de tradição a confecção do tapete de serragem em homenagem ao corpo e sangue de Cristo, no município de Capanema, nordeste do estado. Na quinta-feira (30), às 7h, terá início a Missa campal, presidida pelo bispo D. Carlos Verzeletti, que acontecerá em frente à igreja matriz do Perpétuo Socorro. Após a missa o Santíssimo Sacramento passa pelo tapete, onde é realizada a benção.
Esse ano, a tradição de Corpus Christi em Capanema tem como tema “Eucatistia, fonte de amor fraterno” e lema “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. "Todo esse preparativo começa há dois meses com a definição do tema e do lema da festividade. Após essa etapa, são feitos os desenhos baseados na temática e, em seguida, começa a ser recolhida a serragem”, explica Mauro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA