CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Com dose única, vacina Janssen vira "queridinha" no interior do Pará

População escolhe imunizante produzido pelo grupo Johnson & Johnson e demais vacinas viram “segunda opção”

Fabyo Cruz

A segunda remessa de vacinas da Janssen, que chegou ao Pará no último dia 3 de julho, foi distribuída entre 12 Centros Regionais de Saúde (CRS). Foram enviadas pelo Ministério da Saúde 84.500 doses produzidas pelo grupo Johnson & Johnson, um dos poucos imunizantes disponíveis no mercado com esquema de dose única. Durante a campanha, municípios registraram escolha por vacina nos postos de imunização e preferência justamente pela vacina "mais nova" nas campanhas paraenses.

O primeiro lote, com 50.450 imunizantes da Janssen, chegou ao estado no dia 24 de junho. Naquela primeira etapa, 16 municípios receberam as vacinas da farmacêutica belga. Na última terça-feira (6), 12 CRS receberam os imunizantes da segunda remessa enviada pelo Ministério da Saúde. Ao todo, o Pará distribuiu 134.950 doses da vacina Janssen ao interior.

Em Paragominas, no sudeste do Pará, 4.970 habitantes foram vacinados com o imunizante, conforme informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A cidade recebeu, no dia 6 de julho, 880 doses da vacina encaminhadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública. A aplicação ocorreu nos dias 7 e 8 de julho para pessoas sem comorbidades com 29 anos ou mais.

Nesses dois dias, outro imunizante também foi utilizado na campanha de vacinação da Prefeitura de Paragominas: a Oxford/AstraZeneca. No entanto, a procura pela Janssen foi maior nos postos de saúde por conta da vacina ser aplicada com esquema de dose única. “Infelizmente, as pessoas estão preferindo a Janssen, e a AstraZeneca acaba ficando em segunda opção. Para alguns, ela é a melhor vacina contra a covid e ainda é aplicada só uma vez, por isso, sempre acaba mais rápido”, disse Jailson Santos, assessor da pasta municipal de Saúde.    

Pensando nisso, a Prefeitura de Santa Izabel do Pará decidiu que a população só vai descobrir qual vacina irá receber só na hora da aplicação do imunizante para evitar escolhas. Do dia 13 a 16 deste mês, o município localizado na Região Metropolitana de Belém, vacina pessoas com 38 e 39 anos. Grupos que aguardam a segunda dose, além de gestantes e puérperas, também serão vacinados.

Maria Assunção, secretária de Saúde de Santa Izabel do Pará, contou que algumas pessoas têm receio de tomar a vacina da AstraZeneca por causa das reações e, por conta disso, estão dando preferência à Janssen. “Vacina para nós é vacina no braço, como é uma frase que muitos estão usando por aí. Todas as vacinas que vieram para o município são válidas sim, as pessoas só têm que respeitar o seu calendário, e devem fazer a segunda dose que é fundamental para que seu esquema vacinal seja completo”, afirmou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ