Ciclista cria lista com os 10 melhores lugares para trilhar de bike no Pará
Tamyres Ambrosio se encantou pelo ciclismo há aproximadamente seis anos. Ela utiliza a web para incentivar mais pessoas a se identificarem com o esporte
A busca por uma melhor qualidade de vida tem sido o objetivo de muitas pessoas durante a pandemia. Pedalar pode trazer benefícios tanto para o corpo quanto para a mente ao desenvolver o sentimento de bem-estar, por meio da liberação da endorfina, um neurotransmissor ligado à sensação de conforto e felicidade. Movida pela sensação de liberdade ao sentir o vento no rosto enquanto pedala, a bióloga paraense Tamyres Ambrosio, de 31 anos, encantou-se pelo ciclismo há aproximadamente seis anos e produziu um guia de turismo para ciclistas.
Há quatro anos, ela utiliza as redes sociais para compartilhar as suas práticas de atividade física, tanto de pedalar quanto de canoagem, com o intuito de incentivar mais pessoas a se identificarem com o esporte. “Eu sempre falo que no ciclismo eu encontrei um amor pra vida toda. Além dos benefícios físicos do esporte, você fica bem preparada fisicamente, é uma atividade que eu tenho prazer em fazer. E tem também o benefício que o ciclismo proporciona, que é conhecer pessoas, lugares, fazer amigos. Está em contato com a natureza e calmaria”, elencou a bióloga, ao afirmar sobre a motivação em ter criado o conteúdo.
Os municípios na região metropolitana de Belém e os interiores do Pará são os destinos prediletos da bióloga. Na listagem, publicada no Instagram, são mostrados em pequenos relatos, as regiões paraenses que Tamyres conheceu e dicas de paradas e igarapés para contemplar a natureza.
Tamyres revela que a experiência mais marcante que teve foi em 2017, ao participar da ‘Expedição Pará’, documentário exibido pela TV Liberal. Ela e mais dez ciclistas pedalaram pelas belezas da região da Ilha do Marajó, no Pará, e conheceram o maior arquipélago flúvio marítimo do mundo. “Fizemos uma expedição de 5 dias pelos campos do Marajó, cruzando de Soure, Cachoeira do Arari a Salvaterra. Foi o pedal mais difícil que já fiz até aqui, mas a experiência mais inesquecível da minha vida! Você pedalar por um Marajó, quase que desconhecido, conhecer lugares e pessoas que completam sua beleza. Sem dúvidas umas das histórias que eu guardo com muito carinho”, relembra.
Para quem deseja iniciar no esporte, Tamyres diz que não é necessário ter o melhor equipamento do mundo. Basta a pessoa buscar por um bicicleta confortável e começar andar aos poucos, conhecer os seus limites e entrar em grupo de pedais, sempre pensando na segurança.
Conheça a lista com os 10 lugares para Trilhar de Bike no Pará:
Trilha do Utinga - Belém
O Parque Estadual do Utinga é uma excelente trilha para iniciantes. Ele oferece um contato maior com a natureza dentro da capital. Excelente para quem deseja iniciar o esporte. No final dela tem uma recompensa maravilhosa, um banho de rio, que fica no Balneário do seu Lulu.
Ilha do Marajó - Pará
É difícil recomendar só um lugar no Marajó. Tamyres diz ter tido um grande prazer em fazer uma expedição de cinco dias pedalando pela ilha e várias trilhas pela região. Ela revela que cada lugar, paisagem, pessoas, tudo é muito especial. É uma ótima oportunidade para conhecer o arquipélago de bike.
Município de Acará- Pará
Acará, região das Ilhas, lugar muito bem conhecido, vários ciclistas já passaram por aqui e guardam boas lembranças, uma garantia é que aqui não vai faltar igarapé, tem trilha para todos os estilos, do iniciante ao avançado, de travessia de barquinho a chegada pedalando. Se tiveres o prazer de ir com o Guilherme Bahia, que sabe tudo sobre trilhas na região, com certeza vais ter uma lembrança inesquecível.
Município de Colares- Pará
É uma trilha tradicional também promovida pela EART. Além das lindas paisagens, travessia de catraia, o ciclista ainda conhece Colares e as histórias sobre as visitas alienígenas, que é a marca do local.
Município de Capitão Poço- Pará
O Enduro das Águas, é um grande evento de mountain bike no Pará. Acontece sempre no mês de maio, o marcante dessa trilha são as subidas, inclusive essa é a principal lembrança de todo ciclista que passa pelo local.
Agrovila de Macapazinho- Castanhal - Pará
O quintal do Naldo, grande conhecedor e desbravador das trilhas nessa região, se tiveres o prazer de estar com ele nas trilhas, é certeza de grande aventura. Essa trilha, além das lindas paisagens, tem um sobe e desce, bem montanha russa, que todo ciclista ama/odeia. Vale muito a pena trilhar aqui.
Município de Bragança- Pará
Bragança, localizada no nordeste do estado, terra de São Benedito, da Marujada e de Ajuruteua. A paisagem marcante é seus campos, lugar de lindos igarapés. Trilha plana, mas cheia de beleza em cada km.
Município de Paragominas- Pará
As trilhas aqui é pra quem gosta de aventuras, tem bastante subida, terrenos diversificados e principalmente tem uma galera que pedala forte! Trilha também marcada pela paisagem e pra quem gosta de subir.
Arapaima ‑ Alça Viária- Pará
Essas são as novas queridinhas dos ciclistas, projeto pensado pelo grupo Marotos, que disponibilizou o Tracklog de três tipos de trilha: iniciante, intermediário e avançado. O ponto de encontro é no restaurante Arapaima, km 24 da Alça Viária, a região cheia de trilhas para descobrir, pegando duas áreas bem conhecidas dos ciclistas Acará e Bujaru.
Município de Benevides- Pará
Os ciclistas da região usam a trilha para treinar. Tracklogs é o que não falta, passando por Caraparu, parada obrigatória para banho de rio, depois praça da igreja pra tomar aquela coca gelada e tirar a tradicional foto na frente da igreja.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA