MENU

BUSCA

Chuva de granizo surpreende moradores de Moju na tarde desta segunda-feira (16)

Vídeos feitos por pessoas que residem no município circularam nas redes sociais mostrando o fenômeno

Maiza Santos

Diversos moradores de Moju, no nordeste do Estado, compartilharam imagens do momento em que uma chuva de granizo caiu sobre o município e surpreendeu a população. O caso incomum teria ocorrido por volta das 17h30 desta segunda-feira (16).

VEJA MAIS

Temporal derruba árvores e prejudica iluminação pública na avenida Centenário
Por conta da forte chuva que ocorreu na tarde deste domingo (8), o Centro Integrado de Operações (Ciop) registrou queda de vegetais nos bairros do Val de Cães, Umarizal e da Pedreira

Chuva de granizo é registrada no município de Placas, no Pará
Pedras de gelo se acumularam no chão, chamando a atenção de crianças e adultos que registraram o fenômeno

Segundo postagens nas redes sociais, os moradores teriam se surpreendido com o fenômeno meteorológico, pois não imaginavam que a chuva - comum durante as tardes nesta época do ano - seria de pequenas pedras de gelo. Nos relatos, não há informações sobre danos materiais ou pessoas feridas.


Como se forma o granizo?

A chuva de granizo acontece quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera. Devido ao contraste brusco de temperatura, as gotas de água se solidificam. É importante destacar que, por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, pois pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos.

Chuva de granizo em Belém

Fato semelhante também já foi registrado em Belém, em setembro de 2021. O fenômeno, raro na região metropolitana de Belém, segundo a meteorologia, aconteceu após um aglomerado de nuvens se deslocar do litoral paraense em direção à capital. Moradores de pelo menos seis bairros registraram o fato em vídeos e fotos. Antes disso, a última vez de que se tem notícia de algo parecido na cidade foi em 2014.

Pará