MENU

BUSCA

Cheia em Marabá: nível do rio Tocantins recua 16 centímetros nesta segunda-feira

O nível do rio Tocantins chega a 10 metros e 53 centímetros. O recuo foi de 16 centímetros em relação ao dia 29, quando foi divulgado o último Boletim da Defesa Civil Municipal

Fabyo Cruz

Nesta segunda-feira, o nível do rio Tocantins marcou 10 metros e 53 centímetros, em Marabá, na região sudeste do Pará. O recuo foi de 16 centímetros em relação ao dia 29, quando foi divulgado o último Boletim da Defesa Civil Municipal. No dia 4 deste mês, o rio superou os 13 metros, causando alagamentos em várias áreas da cidade e desabrigando mais de cinco mil famílias. A diminuição fez com que o nível da rua pudesse ser visto em locais onde a água estava encobrindo, como na orla do município.

VEJA MAIS

Marabá receberá verba federal após cheia do Rio Tocantins
As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (26)

Defensoria Pública monitora situação de pessoas afetadas por enchentes em Marabá
A partir desta semana, a Defensoria Pública começa a visitar os 21 abrigos oficiais da Prefeitura de Marabá para fazer os levantamentos das necessidades das famílias, para além do recebimento de donativos e do auxílio financeiro que o Governo do Estado destina às vítimas

O número total de famílias atingidas foi de 5.157, sendo que 1.012 ficaram desabrigadas e foram alocadas nos abrigos da Prefeitura e 2.276 desalojadas, ou seja, foram para casa de parentes e amigos. As demais são famílias ribeirinhas e/ou ilhadas, que ficam no segundo piso dos imóveis e resistem em sair das residências.

Em meio à cheia antecipada dos rios Tocantins e Itacaiúnas - a maior 20 anos, foram construídos 13 abrigos oficiais em tempo recorde, chegando ao total de 20 abrigos oficiais durante o período. No dia 26, foram realizadas três mudanças de famílias atingidas pelas cheias.

Após cheia histórica, nível do Rio Tocantins começa a baixar em Baião
A redução é de 1 metro e 42 centímetros desde a última sexta-feira (21)

A Defesa Civil Municipal, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEAPAC), informou ainda que continua realizando o cadastro das famílias e a entrega de cestas básicas, além da disponibilidade de caminhão para mudanças.

Como ajudar?

Quem desejar ajudar as famílias com doações, os pontos oficiais da Prefeitura para arrecadação são a sede da Seaspec, que fica na travessa da Fonte, bairro Amapá, Marabá – em frente ao CAP e ao lado do Ministério Público Estadual, e na sede da Defesa Civil Municipal, que está em novo endereço, na Rua 7 de Junho, nº 1020, Marabá Pioneira. A arrecadação é das 8 às 16 horas.

Os itens prioritários são alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, roupas e artigos de cama, mesa e banho

Pará