CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Castanhal: focos de queimadas se espalham pelo município

O município, localizado na região nordeste do estado, amanheceu nesta terça-feira, 03, encoberto por fumaça

Patrícia Baía
fonte

Em Castanhal, região nordeste do estado, foram registrados por moradores vários focos de queimada em diversos bairros do município, desde sábado, 31 de agosto. A cidade amanheceu nesta terça-feira, 03, encoberta por fumaça provocada por queimadas em terrenos baldios. 

VEJA MAIS 

image Brasil registrou 68,6 mil focos de queimadas em agosto e Amazônia foi o bioma mais afetado
O Pará é o segundo estado com mais focos, atrás do Mato Grosso e seguido pelo Amazonas, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

image Fumaça de queimadas na Amazônia atinge 10 estados; bioma teve mais de 43 mil focos de fogo nesse ano
Focos de calor na Amazônia em 2024 cresceram 83%, quando comparados com dados de 2023, segundo o BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Vídeos feitos por moradores e postados em redes sociais mostram o desespero de algumas pessoas tentando apagar o fogo, em uma área do conjunto dos Buritis, bairro do Novo Estrela, na tarde de domingo, 01. Outro vídeo, mostra um bombeiro civil pagando o fogo em outra parte do conjunto.

 Na tarde de ontem a situação se repetiu no bairro do Nova Olinda, no terreno baldio que fica às margens da avenida Altamira, em frente ao terreno do antigo parque do Ibirapuera. Os focos de queimada foram registrados nos montes de lixo que são despejados na área. A fumaça se espalhou pela cidade.

A dona de casa Maria da Conceição Moraes, que passa todos os dias de bicicleta pela avenida, lamentou a situação.

“A gente não sabe a quem recorrer. Não sabemos quem faz uma coisa dessas, mas dá para perceber que querem solucionar o problema do lixo tocando fogo. A gente vê os carroceiros vindo deixar o lixo nessa área. Tem também os donos de terreno que querem limpar a área queimando tudo. Triste essa situação. Faz mal essa fumaça para todo mundo”, comentou.

image Foco de quimada em terreno baldio, no bairro do Nova Olinda, em Castanhal. (Patrícia Baía / O Liberal)

Reunião

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Leandro Guilherme informou que durante reunião com a Polícia Civil, realizada durante o começa da tarde, ficou decidido que será criada uma campanha educativa para coibir as práticas de queimada em Castanhal.

“Convidamos o delegado Rodrigo Paggi para articular soluções integradas para combater as queimadas no município, tendo em vista que essas práticas criminosas se intensificaram nos dias. Decidimos que será realizada uma campanha de educação ambiental para sensibilizar a população, bem como disponibilizar um grupo de fiscais para agirem de prontidão para o atendimento de denúncias de queimadas”, informou o secretário.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ