Castanhal: Casa da Fraternidade pede ajuda para continuar trabalho com idosos
Instituição presta assistência a idosos a partir dos 60 anos em situação de abandono familiar e passa por dificuldades
Há 41 anos, a Casa da Fraternidade é o lar de idosos de Castanhal, no nordeste do estado. A Casa fica localizada na vila do Apeú e atualmente abriga 29 idosos, sendo 15 homens e 14 mulheres. Porém, a capacidade do local é para 40 pessoas, mas a casa passa por algumas dificuldades e, por isso, não pode abrigar mais pessoas. Atualmente 30 idosos estão na fila de espera.
A Casa da Fraternidade foi fundada por Damas da Fraternidade de Castanhal, que são esposas e viúvas de maçons, e é uma instituição de longa permanência e alta complexidade que possui estatuto próprio e que presta assistência a idosos a partir dos 60 anos em situação de abandono familiar e carência. A única no nordeste do Pará que realiza esse tipo de atendimento.
A idosa mais velha tem 99 anos e é uma senhora chamada Isabel que já está há na casa desde 2018l. O mais novo é o seu Edmilson, com 63 anos de idade.
VEJA MAIS
De acordo com a tesoureira da Casa da Fraternidade, Maria Emília Castro, a instituição enfrenta dificuldades para terminar as obras do alojamento dos idosos. “Chamamos um engenheiro para realizar uma reforma em um dos quartos e ele descobriu que mais cinco estavam com risco de desabamento e tivemos que começar imediatamente essa obra e, com isso, tivemos que acomodar os idosos de forma emergencial e não podemos mais receber outros idosos enquanto não terminar essa obra que não estava prevista no nosso orçamento”, explicou.
O orçamento do piso do alojamento custa mais de 6 mil reais. “Precisamos de telhas ondina, material elétrico e de acabamento”, disse a tesoureira.
VEJA MAIS
A instituição é mantida com a ajuda de doações de alimentos, com algumas empresas parceiras como um frigorífico e com parte da aposentadoria de 25 internos. “Esse valor que arrecadamos é destinado ao pagamento da folha de nossos funcionários, além de pequenas despesas como internet e gás de cozinha”, disse Maria Emília.
O quadro de funcionários é composto por oito cuidadores, um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem, um assistente social, cinco faxineiras, uma lavadeira, duas cozinheiras e duas auxiliares administrativas. “Essas obrigações sociais que são altas. Temos muitos parceiros, mas as despesas são em torno de 60 mil por mês”, contou Maria Emília.
Apoio
Quem quiser se tornar um 'padrinho solidário' de um idoso da Casa da Fraternidade deve se dirigir até a instituição que fica localizada na travessa Augusto Montenegro, 348, bairro da Betânia. Pode também ligar para 992263442/993437213.
Para ajudar através de depósito bancário
Banco do Brasil: 04553970000175(CNPJ)
Pix: 91 - 93437213
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA