Capanema recebe milhares na festa de Corpus Christi

Missa e procissão pelas ruas do município marcaram a celebração religiosa

João Paulo Jussara

CORPUS CHRISTI

Fotos: Igor Mota/ O Liberal

Milhares de fieis participam na manhã desta quinta-feira (20) da tradicional celebração de Corpus Christi de Capanema, que este ano traz o tema "Eucaristia: caminho de comunhão, caminho de missão". A programação começou às 7h com uma missa campal celebrada pelo bispo Dom Carlos Verzeletti na Praça Frei Hermes, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em seguida foi realizada a procissão em um trajeto de 1,3 km pelas ruas do município, sob o tapete de serragem confeccionado pelos fieis há quase 45 anos.

O coordenador da festividade, Mauro Menezes, explica que a tradição nasceu no ano de 1975, quando um morador da rua 2 de Junho enfeitou a frente da própria casa e criou o que seria a primeira versão do tapete usado na celebração, usando folhas e restos de papéis. No ano seguinte, um grupo de jovens fiéis do município se reuniu e aumentou a extensão do tapete, que desta vez passou por três quarteirões. De lá para cá, os fiéis se organizam anualmente para celebrar o mais famoso ritual de Corpus Christi do Pará. "A celebração de Corpus Christi é um patrimônio do povo de Capanema. A população inteira se envolve, independente de credo, porque é um orgulho para todos nós".

O tapete exposto este ano foi montado na madrugada desta quinta-feira, por grupos de jovens das duas paróquias da cidade. Segundo Menezes, devido à dificuldade para encontrar o material os fiéis precisaram estocar a serragem, matéria-prima principal do tapete, desde o início do ano. "Nós usamos aproximadamente 400 sacos de serragem, e este ano também estamos utilizando areia, para dar consistência", afirma.

A Polícia Militar atua na segurança do evento desde a mintagem do tapete de serragem. "A PM destacou 60 homens para dar apoio aos fieis que confeccionam o tapete ao longo da madrugada até a manhã e mais 30 para que ficarão encarregados do policiamento a partir das 6h30 até o término da festa. Além, disso, temos guarnições do policiamento ordinário, que reúnem 15 homens divididos em cinco viaturas", informou o tenente coronel PM Carmona.

Maria do Socorro, 57 anos, é moradora do município há 35 anos. E conta que o evento é de suma importância não só para os católicos da região, mas, para todos os cristãos, e mostra que Capanema está fazendo a sua parte na evangelização. "Essa é uma procissão muito bonita, que se repete há vários anos e traz a participação de vários turistas que vêm participar dessa festa."

Outro morador de Capanema, Gilberto Teixeira, 24 anos, destaca que os preparativos da festa reúnem não só os jovens católicos, mas também de outras religiões. "Corpus Christi significa a renovação da fé cristã, e a gente vê isso no grande número de jovens que participam da confecção do tapete e das celebrações".

Para o coordenador, todos os jovens deveriam passar pela experiência de atravessar o tapete de serragem na celebração de Corpus Christi. Ele conta que a chegada do feriado significa o fechamento de um ciclo, de um trabalho que é realizado desde o início do ano. "É a celebração do corpo de Cristo, por isso a gente conscientiza a nossa população, os nossos jovens, durante todo o ano, com as nossas missas e catequeses. Nosso povo se dedica de corpo e alma para manter a tradição, e o resultado é muito bonito, então vale a pena vir conhecer e participar", conclui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ