Cametá dá início à temporada de pesca do mapará nesta sexta (1º)
A data já é tradição no município, onde a pesca do mapará foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado
Pescadores e moradores de Cametá celebram a abertura da temporada de pesca do mapará, que começa na próxima sexta-feira (1º). O evento se tornou uma tradição do município, localizado na região nordeste do Pará, e atrai turistas de todos os cantos do estado e do país.
VEJA MAIS
A pesca do mapará é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado e já faz parte do calendário dos cametaenses. Ha mais de 100 anos os nativos da região celebram com alegria a retomada da atividade pesqueira, que é uma importante fonte renda das famílias do município.
O mapará é um peixe da água doce abundante em Cametá e está presente nos pratos mais tradicionais da culinária regional. Além de um item importante na alimentação, o peixe é um dos maiores símbolos da cidade, e constitui uma das principais formas de subsistência das populações ribeirinhas.
A pesca é proibida durante o defeso, período em que acontece a reprodução dos peixes. A tradição é uma importante ferramenta na manutenção e preservação da espécie.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA