Bibliotecas comunitárias são fundamentais para o fomento da leitura
As bibliotecas comunitárias surgem como espaço de acesso, circulação e democratização da leitura
As bibliotecas comunitárias surgem como espaço de acesso, circulação e democratização da leitura, ela nasce da iniciativa de coletivos, na maioria das vezes voluntários, ou seja, de uma iniciativa popular pela necessidade de inclusão a quem não tem a oportunidade de ler e nem condições de adquirir o livro físico, ou seja, nasce por conta dessas dificuldades de políticas públicas de incentivo à leitura. Nessa perspectiva as bibliotecas comunitárias são de fundamental importância para fomentação da leitura como um direito humano dentro de territórios de vulnerabilidade.
VEJA MAIS
A importância desses atores sociais é tão relevante que muitas das vezes assumem o papel que o estado deveria assumir haja vista que a leitura está dentro das políticas públicas culturais. E necessário enfatizar que esse coletivo das Bibliotecas comunitárias enfrenta muitas dificuldades para organizar o espaço, desde:
• Local físico: muitas das vezes se inicia em residências de pessoas solidarias a esta causa, centros comunitários, ongs etc.
• Acervo: ele e adquirido através de doações, geralmente são livros de literatura Hqs etc.
• Mobiliário: que muitas das vezes se inicia através da reciclagem de pallets, estantes e moveis
Então há uma grande dificuldade e grande esforço para arrecadar esses livros, catalogar, higienizar e conservar o acervo. A forma bem criativa que os atores sociais envolvidos no processo encontraram de catalogar foram através das cores de acordo com o gênero literário, haja vista que nem sempre temos voluntários dentro do curso de biblioteconomia, mas isso não e um entrave para que a leitura seja levada a comunidade, temos como referência a biblioteca comunitária Rosa Luxemburgo, onde a leitura e levada através de diversos projetos, entre eles, saraus lítero-musical, onde levamos de forma itinerante a poesia, música, teatro, varal de poesias e declamação.
Contação de histórias, levamos para a comunidade escolar e comunidade em geral vários temas que falam da nossa identidade cultural através das lendas de Ananindeua.
Cine clube nas escolas, filmes de obras literárias levado para o público estudantil, Oficinas de escrita etc.
Esses projetos são voltados para a inclusão desses sujeitos em territórios de vulnerabilidade no sentido de proporcionar o prazer em ler, conhecimento, sobretudo como instrumento de transformação social.
A biblioteca comunitária Rosa Luxemburgo, a qual estamos nos referindo é localizada no município de Ananindeua desde de 2013, o nome foi escolhido em homenagem a uma grande ativista política que defendeu uma sociedade mais justa e igualitária, e por esta causa foi assassinada.
“Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres” Rosa Luxemburgo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA