CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém é uma das 7 capitais que farão parte de programa da Unicef voltado para a infância

Durante 12 meses, mais de 34 mil profissionais de 967 unidades de saúde, educação e assistência social dessas cidades receberão apoio técnico para melhorar os serviços públicos destinados à primeira infância

O Liberal
fonte

Belém é uma das sete capitais brasileiras que farão parte do novo ciclo da estratégia Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), programa desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef Brasil) com o objetivo de criar parceria entre a instituição global e as prefeituras das cidades para promover melhorias dos serviços públicos com foco na primeira infância. As outras cidades participantes são Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Luis.

VEJA MAIS

image Educação: experiência bem-sucedida de Canaã dos Carajás será apresentada em evento do MEC em Belém
Ação de busca ativa escolar permitiu que o município atingisse 100% da meta em rematrículas para pontuação do Selo Unicef edição 2021/2024

image 'Semana D pela Educação' Unicef e TCMPA focam na rematrícula de crianças fora da escola no Marajó
Iniciativa começou na terça-feira (2) e prosseguirá até esta sexta (5), com ações nas comunidades para sensibilizar jovens e famílias

Durante 12 meses, mais de 34 mil profissionais de 967 unidades de saúde, educação e assistência social dessas cidades receberão capacitação, apoio técnico e acompanhamento para melhorar os serviços públicos destinados à primeira infância. Essas unidades atendem mais de 436 mil crianças de até 5 anos e mais de 47.800 gestantes cadastradas.

A Uapi é uma estratégia do Unicef realizada em parceria com as prefeituras das sete capitais brasileiras que fazem parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF. A estratégia envolve intervenções intersetoriais para garantir direitos, promover oportunidades e prevenir violências durante a primeira infância, que vai da concepção aos 6 anos de idade.

Como funciona?

A implementação da estratégia Uapi é colaborativa, envolvendo prefeituras e comitês científicos. Os serviços municipais de saúde, educação e assistência social que aderem à parceria recebem ciclos de capacitação para seus profissionais e suporte técnico para elaborar e monitorar um plano de trabalho. Na etapa final, são avaliados indicadores para identificar melhorias na qualidade dos serviços oferecidos e certificar as unidades que demonstraram avanços significativos.

A Uapi foi desenvolvida e testada pela prefeitura de Fortaleza em 2019. Desde então, 469 unidades de seis capitais participaram da estratégia, e 235 foram certificadas.

A Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi) visa qualificar os serviços públicos de saúde e educação infantil, contribuindo para as políticas municipais para a primeira infância. A iniciativa oferece assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria dos serviços, além de promover o diálogo entre profissionais e famílias sobre o desenvolvimento das crianças de até 6 anos atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde e Unidades de Educação Infantil. Para implementar a Uapi, o UNICEF conta com a parceria estratégica da Huggies e parceiros locais de cada capital participante.

A #AgendaCidadeUNICEF é uma parceria do Unicef com prefeituras de centros urbanos para promover oportunidades e prevenir violências contra crianças e adolescentes em territórios vulneráveis. O Unicef trabalha em 190 países e territórios para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo, buscando construir um mundo melhor para todos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ