CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Barcarena: Saúde municipal é o foco de Eugênia Teles

Município tem registrado queda no número de casos de covid-19, após uma alta nas duas primeiras semanas de julho.

Daleth Oliveira
fonte

Eugênia Teles é secretária de Saúde de Barcarena, exercendo o cargo desde março de 2016. Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), ela tem especialização em Saúde Pública e Vigilância Epidemiológica pela também pela UEPA, e é Mestre em Vigilância em Saúde pela UEPA e Fiocruz. Em entrevista ao O Liberal, a chefe da pasta diz que o município tem registrado queda no número de casos de covid-19, após uma alta nas duas primeiras semanas de julho.

É possível dizer que Barcarena superou a pandemia da covid-19?

Não podemos afirmar que Barcarena superou a pandemia da covid-19. O que podemos afirmar é que nós estamos conseguindo equilibrar a ocorrência da doença e combater a mortalidade. Porém, a nossa estratégia é a mesma utilizada de forma nacional, que é a vacinação, além do trabalho educativo de distanciamento social. Aqui, a gente faz um trabalho educativo e mantemos as máscaras em algumas situações, como ambientes fechados e de saúde, além de incentivar o uso de máscaras e álcool gel em ambientes fechados, principalmente quando a pessoa estiver com síndrome gripal.

Como você descreve a adesão da população à campanha de vacinação contra covid-19? A Secretaria de Saúde atingiu o objetivo de taxa de imunização na cidade?

A gente divide em duas em duas partes: da faixa etária de 12 anos pra cima houve uma boa aceitação para primeira e segunda dose. Agora, que estamos na fase do reforço da terceira dose em diante, a procura não está sendo como a gente gostaria. Já para o público de 11 anos para baixo, até 5 anos a procura foi mais baixa do que a gente esperava. Ainda tem uma resistência da população na vacinação de 5 a 11 anos. Portanto, para a primeira e segunda dose, nós tivemos uma taxa de cobertura boa. Mas para a terceira dose em diante, a nossa cobertura apesar de ser uma das melhores da região, Barcarena ainda está abaixo do esperado.

A Prefeitura tem acompanhado os casos de covid nesse veraneio? No Brasil, foi registrado um aumento, e em Barcarena?

Nesse verão,nós estamos sim acompanhando as ocorrências da covid-19 através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nossos hospitais. Inclusive, ampliamos os horários de atendimento de algumas UBSs para receber os pacientes com sintomas suspeitos. No começo do mês de julho houve uma elevação dos casos, ali no começo até metade do mês. Mas na metade de julho pra cá, a gente já identificou uma queda dos casos da doença.

Além da covid-19, quais os desafios da Saúde em Barcarena?

Um dos grandes desafios na saúde é a assistência à saúde mental das pessoas e a assistência nas comorbidades. Porque muitas pessoas que superaram covid-19 ficaram relacionadas a essas áreas e por isso, nossa gestão precisa seguir dando atenção nesse trabalho tão importante.

Quais as prioridades da Saúde para este ano?

Como ainda vivemos a pandemia, nosso foco é garantir cobertura vacinal de 100% com todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Essa é uma de nossas prioridades. Mas temos várias frentes de trabalho, inclusive com obras físicas, como a construção do novo Hospital Municipal na Vila dos Cabanos e a construção da nova urgência de Vila do Conde. Vamos adquirir ao menos mais quatro ambulâncias e novos equipamentos para a Atenção Básica, que é o serviço mais demandado em nossas unidades. O trabalho é constante e a gente sempre precisa estar se atualizando.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ