CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Assistente social cumpre importante papel na luta contra o coronavírus

Dia do Assistente Social: profissionais do Hospital de Clínicas encaram grandes desafios durante pandemia

Agência Pará
fonte

A pandemia do novo coronavírus é um desafio para as autoridades de saúde do mundo todo, que enfrentam as mais adversas situações no processo de atendimento dentro do âmbito hospitalar. E entre as equipes envolvidas nesse processo está o Assistente Social, cujo o dia é comemorado nesta sexta-feira (15). Esse profissional tem importante papel nas ações desenvolvidas nos hospitais, cabendo a ele, entre outras competências, executar planos, programas e projetos para garantir os direitos sociais e o acesso das pessoas às políticas públicas, como saúde, educação, previdência social, habitação, assistência social e cultura.

Na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) a assistente social Janete Araújo, com 28 anos de profissão, diz que escolheu trabalhar nessa área por influência de uma amiga. “Ela disse que o curso era lindo. E foi mesmo amor à primeira vista”, relembra Janete, que se declara ainda “apaixonada” pelo que faz, não hesitando em dizer que “se pudesse entrar numa máquina do tempo, faria a mesma escolha”, declara com orgulho.

A rotina da assistente social, com o advento da pandemia do novo coronavírus, ficou sobrecarregada. Segundo Janete, a quantidade de óbitos ocorridos, o adoecimento dos profissionais de saúde, são algumas das principais dificuldades encontradas na sua jornada de trabalho. Ela também aponta a impossibilidade da despedida, em velório, daqueles que faleceram, o isolamento causado pela suspensão de visitas, e a busca por documentação, atestados médicos, como obstáculos a mais no cotidiano do hospital.

Nesse contexto, cabe ao assistente social fazer o contato, a mediação com a equipe médica, para que cada situação tenha um resultado positivo. “Esse profissional é de suma importância para o desempenho da assistência humanizada. Ele faz parte da equipe multidisciplinar, onde todos os aspectos sociais, desde a chegada do paciente, na triagem, até na sua alta, esse profissional está diretamente envolvido”, ressalta a enfermeira Vera Reis, que trabalha na andar que recebe pacientes cardíacos e grávidas.

Regulamentação - O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto Federal nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.

A data celebra o profissional dos Serviços Sociais, dedicado na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos ou "à margem da sociedade". É um membro ativo na luta pelos direitos humanos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ