Após incêndio, indígenas precisam de ajuda para recomeçar
Aldeia inteira na terra Mãe Maria foi atingida por um grande incêndio no começo do mês, e agora depende de doações
Indígenas do povo Gavião Akratikatejê, da Aldeia Hupryre, localizada na Terra Indígena (TI) Mãe Maria, contam com ajuda e doações diversas para reconstruir tudo o que foi destruído pelo fogo, no começo deste mês de setembro. Embora a área esteja dentro do município de Bom Jesus do Tocantins, a Terra Indígena fica a apenas 5 quilômetros de Marabá. Das 12 casas da aldeia, 10 foram completamente consumidas pelas chamas e as famílias ainda contabilizam as perdas.
Uma das casas restantes é da Dilma Guarani que, agora, cede abrigo a quem perdeu tudo no incêndio. “É uma tristeza muito grande para todos nós, foi uma perda enorme para gente. Foram bens materiais, nossas casas, nosso lar, que nós construímos. É uma vida que foi queimada, cerca de oito anos já que a gente vinha nessa luta, construindo nossas casas”, lamenta a indígena. “Aí, de repente, em um piscar de olhos, uma queimada vem e leva tudo. Para mim, foi alguém malfeitoso que fez isso. Minha mãe e meus irmãos perderam as casas deles. A gente tentou ajudar, mas foi tudo muito rápido”, conta indignada.
VEJA MAIS
Para outro indígena, essa foi uma tragédia anunciada, pois os incêndios são comuns na região nessa época do ano. “Todo verão, é a mesma coisa. A gente já conversou com as autoridades e nada é feito. Eu só espero que agora, toda essa perda sirva de exemplo e que tomem alguma providência”, desabafa Potomam Valdenilson. “Perdemos tudo! Roupas, móveis, até na escola que tinha aqui, todo o material se perdeu. O fogo consumiu tudo. Estamos recebendo doações, ajuda de vários órgãos, correntes mesmo de pessoas que querem nos ajudar. O pensamento da gente é reconstruir de novo. A gente não vai baixar a cabeça”, afirma.
As imagens do incêndio rapidamente se espalharam pelas redes sociais e o drama dessas famílias vem motivando diversas em campanhas por doações. Uma delas é movida por estudantes, técnicos e professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que estão unindo forças para arrecadar doações para as famílias atingidas pelo fogo. A Unifesspa tem um considerável número de alunos e alunas indígenas do povo Gavião e criou pontos de coleta para receber doações. Um grupo de servidores do Campus de Rondon do Pará também esteve na aldeia para levar doações de roupas e mantimentos.
“Neste momento, toda a Unifesspa se une ao povo Gavião Akratikatejê e as demais comunidades da TI Mãe Maria, com as quais nossa universidade tem uma forte relação de parceria, através de ações de ensino, pesquisa e extensão comprometidas com a garantia de direitos e a defesa da soberania e preservação dos territórios indígenas, fundamentais ao bem viver de todas as cidades e populações de nossa região”, disse a universidade em nota.
A prefeitura de Bom Jesus do Tocantins, município localizado a 78 quilômetros de Marabá, também tem prestado assistência às famílias indígenas. Procurada pela reportagem, a gestão municipal informou que já forneceu, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social, kits de higiene e limpeza, enxovais, cestas básicas e colchões. A prefeitura informou ainda que fez o levantamento de toda a documentação perdida no incêndio e que novos documentos estão sendo providenciados.
Relembre o caso
O incêndio de grandes proporções foi registrado no final da manhã do último dia 1º de setembro, dentro da Aldeia Hupryre. O caso aconteceu a cinco quilômetros do distrito de Morada Nova, em Marabá, e teria iniciado às margens da rodovia BR- 222, localizada a 500 metros do aldeamento. Até o momento, não se sabe o que ocasionou o incêndio. Apesar da gravidade do incidente, não houve feridos.
Como ajudar
Doações de materiais diversos, como roupas, colchões, roupa de cama e alimentos podem ser entregues no Tapiri do Campus I da Unifesspa, que fica na Folha 31, Nova Marabá, a partir das 9 horas da manhã.
Doações financeiras podem ser feitas por meio de transferências bancárias direto para os indígenas.
Associação Itekjerijejakry Gavião
Agência: 5657
Conta: 1117978-8
Banco do Brasil
Npotomanti Lopes (Cacique)
Chave Pix: (94) 99135-6450
David Kakoktvire (Liderança)
Chave Pix: (94) 99227-4007
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA