Vulneráveis, refugiados ucranianos correm risco de cair em redes de tráfico humano, alerta polícia
Milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia para fugir da guerra contra a Rússia
A Europol, agência policial europeia, fez um alerta nesta segunda-feira, 21, para o risco que os refugiados ucranianos correm de cair nas redes do tráfico de seres humanos neste período de crise humanitária. Áreas de fronteiras, abrigos, centros de acolhimento e estações de trem e ônibus são os locais mais perigosos e preocupantes por concentrarem criminosos à espreita de possíveis vítimas em situação de vulnerabilidade. Milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia para fugir da guerra contra a Rússia.
Atualmente, a maioria dos refugiados são mulheres, crianças e outros grupos mais frágeis social e economicamente, e, portanto, mais expostos ao risco de exploração sexual.
Segundo a entidade, "o número de vítimas em potencial que chegam da Ucrânia pode atrair os agressores individuais e oportunistas que se fazem passar por voluntários benevolentes, bem como as redes criminosas especializadas no tráfico de pessoas".
"Os países que acolhem refugiados da Ucrânia devem estar atentos às indicações ou às tentativas de captação de potenciais vítimas do tráfico de seres humanos", pediu a Europol.
Leia mais:
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA