Vulcão entra em erupção próximo à capital da Islândia e cria 'cordilheira de lava'
Fenômeno ocorreu nesta segunda-feira (10) após um terremoto perto de Reykjavik, sudoeste da capital
Na última segunda-feira (10), um vulcão entrou em erupção após um terremoto perto da capital da Islândia, Reykjavik. Segundo o Instituto Meteorológico Islandês (IMO), a erupção vulcânica aconteceu por volta das 13h20 (horário de Brasília) próximo a uma pequena montanha chamada Litli-Hrútur. A atividade vulcânica continua nesta terça-feira (11), mas em menor intensidade.
VEJA MAIS
A Polícia Civil e demais serviços de resgate foram até o local e restringiram o acesso ao vulcão. Os moradores da capital islandesa também foram aconselhados a fechar as janelas e desligar a ventilação em precaução ao "gás tóxico" emitido pelo fenômeno.
Em comunicado, o governo islandês disse que “a erupção segue atividade sísmica nos últimos dias é classificada como uma erupção de fissura, que geralmente não resulta em grandes explosões ou quantidade significativa de cinzas”.
O local do acontecimento fica a poucos quilômetros das últimas erupções ocorridas na península de Reykjanes, sudoeste da capital, em 2021 e 2022.
As duas erupções anteriores, que duraram cerca de seis meses e três semanas, respectivamente, chegaram a ser visitadas por milhares de turistas e moradores.
(Beatriz Moura, estagiária sob supervisão da editora web de OLiberal.com, Vanessa Pinheiro)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA