Vaticano se oferece para mediar conflito e classifica ataque do Hamas como desumano

Declaração foi dada pelo cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin

O Liberal
fonte

O Secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, afirmou que “a Santa Sé está pronta para qualquer mediação necessária” no conflito no Oriente Médio, entre Israel e o grupo Hamas. No sábado (07), homens do grupo terrorista invadiram o território israelense e mataram centenas de civis. Outros cidadãos, incluindo crianças e idosos, foram sequestrados pelos terroristas. Após o ataque, o papa Francisco pediu o fim da guerra e a libertação “imediata” dos reféns.

VEJA MAIS

image Guerra entre Israel e Hamas: tudo o que se sabe sobre o conflito ao vivo
Acompanhe os detalhes sobre os casos dos paraenses em Israel durante a guerra e veja imagens do conflito

image Hamas pede que moradores de Gaza não saiam da cidade
Israel justificou a evacuação afirmando que ela é “para a própria segurança” dos habitantes da região. Contudo, combatentes do Hamas alegam que, se realizada, a evacuação de civis deixaria o grupo exposto para ataques realizados por terra

Parolin defende uma solução que permita “que palestinos e israelenses vivam lado a lado, em paz e segurança” e considera a criação de dois Estados como “a maior justiça possível na Terra Santa”. Ele observa que essa solução já é prevista pela comunidade internacional, mas não vem sendo tratada como algo viável por ambos os lados. "A Santa Sé está convencida do contrário e continua a apoiá-la”, declarou.

image Estatuto do Hamas defende extinção de Israel; entenda
Grupo defende retomada total da Palestina e a extinção do Estado de Israel; documento foi escrito em 1988

image Conflito entre Israel e Hamas faz agência em Belém cancelar viagem com 40 pessoas
No dia 11, o grupo deixaria a capital paraense para conhecer a Terra Santa e o Egito, mas o plano mudou após os ataques

O cardeal também classificou como desumano o ataque do último sábado do grupo Hamas contra civis israelenses e afirmou que a Santa Sé expressa o “total e firme condenação”. De acordo com Parolin, o Vaticano também está preocupado com os homens, mulheres, crianças e idosos que continuam sendo mantidos como reféns em Gaza. “Expressamos nossa proximidade com as famílias afetadas, a grande maioria das quais é judia, e oramos por elas, por aqueles que ainda estão em choque e pelos feridos”, declarou.

image Pai chora em cima do caixão fechado da filha morta pelo grupo terrorista Hamas
“Eles a destruíram, por isso não me deixaram vê-la completa”, disse Julio Rubio sobre o corpo da filha.

image Secretário de Estado americano quer que países árabes pressionem Hamas a libertar reféns
Antony Blinken iniciou nesta sexta-feira (13) uma turnê por vários países árabes e vai pedir que eles pressionem o grupo terrorista que atacou Israel no último sábado

Para o religioso, a violência não pode ser a solução. “O atacado tem o direito de se defender, mas a autodefesa também deve respeitar o parâmetro da proporcionalidade”, avalia. “Se houver (diálogo), e esperemos que haja, ele deve ser buscado imediatamente e sem demora. Isso é para evitar mais derramamento de sangue, como está acontecendo em Gaza, onde há muitas vítimas civis inocentes como resultado dos ataques do exército israelense”, declarou o cardeal.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO