Varíola dos macacos já chega a 50 mil casos confirmados no mundo, aponta OMS

Desde o início de maio, casos de varíola dos macacos foram relatados fora dos países africanos onde a doença é endêmica.

Emilly Melo
fonte

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta quarta-feira (31), que desde o início do surto de varíola dos macacos - que afeta principalmente a América do Norte e Europa - já foram registrados mais de 50 mil casos da doença em todo o mundo. As informações são da AFP.

Segundo o painel da organização que registra todos os casos confirmados, havia 50.496 casos e 16 mortes até o momento. Tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, o número de infecções parece estar diminuindo

VEJA MAIS

image Varíola dos macacos: Castanhal e Goianésia do Pará têm os primeiros casos suspeitos da doença
Número de casos suspeitos também cresce em Ananindeua e Marituba

image Varíola dos Macacos: Benevides tem o segundo caso suspeito da doença
Pará tem 13 casos confirmados da doença

image Varíola dos macacos: Belém tem três casos de transmissão local da doença, confirma Sesma
Esses pacientes não viajaram para fora do Estado. Até agora, oito casos da doença foram confirmados na capital

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o declínio de novas infecções pode ser uma prova de que o surto está sendo contido. 

"Nas Américas, onde mais da metade dos casos relatados foram registrados, vários países continuam tendo um aumento no número de infecções, mas é encorajador ver uma tendência de queda sustentada no Canadá", declarou Tedros em entrevista coletiva.

"Alguns países europeus, como Alemanha e Holanda, também estão vendo uma clara desaceleração do surto, demonstrando a eficácia das intervenções de saúde pública e o envolvimento da comunidade no rastreamento de infecções e prevenção da transmissão", acrescentou.

"Estes sinais confirmam o que temos dito constantemente desde o início: que com as medidas certas, este é um surto que pode ser interrompido", acrescentou. "Nós não temos que viver com a varíola dos macacos", acrescentou. 

image Varíola dos macacos: morre segunda pessoa infectada por Monkeypox no Brasil
A vítima é do Rio de Janeiro. O Estado notificou que o paciente, de 33 anos, estava internado no Hospital Ferreira Machado na cidade de Campos dos Goytacazes

Desde o início de maio, casos de varíola dos macacos foram relatados fora dos países africanos onde a doença é endêmica. 

A OMS elevou seu nível de alarme ao máximo em 24 de julho, quando declarou o surto uma emergência internacional de saúde pública, como também havia feito com a covid-19.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO