Vacas russas usam óculos de realidade virtual para aumentar produção de leite
Experimento em fazenda visa reduzir os níveis de estresse e ansiedade dos animais exibindo imagens de campos de verão
Um projeto do Ministério de Agricultura e Alimentos da Região de Moscou, na Rússia, pretende comprovar a relação no aumento da produção de leite das vacas com o uso da realidade virtual. As informações — aparentemente verdadeiras — foram divulgadas em um release no site do ministério russo.
Os testes experimentais estão acontecendo na fazenda RusMoloko, no distrito urbano de Ramensky, onde óculos de realidade virtual foram adaptados para que os animais pudessem vesti-los para enxergar uma paisagem constante de campos de verão.
O release do governo russo destaca também a iniciativa russa de modernização da agricultura para melhorar o bem estar dos animais. Diz ainda que, nos primeiros testes, foram notados diminuição no nível de estresse e aumento no emocional do rebanho, segundo uma análise da Universidade de Wageningen, na Holanda, e do Colégio Rural da Escócia.
O texto encerra convidando os interessados em conhecer as tecnologias modernas na produção leiteira participando do VI Fórum Internacional de Laticínios Agroindustriais, cujas inscrições já estão encerradas.
POUCA INFORMAÇÃO
Apesar das imagens, a pouca informação a respeito da pesqusia gerou dúvidas sobre sua veracidade, inclusive se seria uma peça publicitária.
A mídia especializada em tecnologia, como o site The Verge, aponta que o experimento não é conduzido por uma universidade, mas por um site de notícias russo especializado em agricultura chamado MilkNews.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA