Usuária de Ozempic sofre grave lesão intestinal
A mulher cuja identidade foi não revelada, está processando a farmacêutica Novo Nordisk, após não consguir ter mais evacuações sólidas.
Uma usuária do medicamento Ozempic processou a farmacêutica Novo Nordisk, após desenvolver uma grave lesão intestinal, segundo ela, causada pelo medicamento. Entre as consequências, ela não conseguirá mais ter evacuações sólidas.
A paciente desenvolveu gastroparesia, um distúrbio raro que interfere na capacidade do estômago de esvaziar-se de forma adequada. Esta condição foi associada pelos médicos ao uso do medicamento Ozempic, apesar de uma correlação direta ainda não ter sido definitivamente estabelecida.
Posteriormente, a paciente passou por uma cirurgia bem-sucedida para reparar seu cólon. No entanto, os profissionais responsáveis pelo procedimento alertaram que ela continuará a sentir dor e provavelmente não será mais capaz de ter uma evacuação sólida.
VEJA MAIS
A informação foi divulgada pelo jornal britânico Daily Mail, que preservou a identidade da mulher. Conforme apurou o jornal, outras 11 pessoas também iniciaram ações judiciais contra a Novo Nordisk, alegando que a farmacêutica não forneceu informações suficientes sobre a possível relação entre Ozempic e gastroparesia.
O Ozempic, cujo princípio ativo é a semaglutida, é indicado no tratamento de diabetes tipo 2, mas seu uso também se popularizou nas redes sociais como medicamento que "ajuda" no emegrecimento.
A determinação da relação direta entre o medicamento e a condição de saúde experimentada pela paciente ainda está pendente de investigação mais aprofundada.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA