CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ursos da amizade: China envia animais para fortalecer laços Internacionais

O Brasil também entrou nessa lista e os chineses também ofereceram os animais para comemorar os 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os países

Pedro Garcia

No início desta semana, o primeiro-ministro da China, Li Qiang, ao visitar a Austrália, fez o gesto clássico de ‘política de boa vizinhança’, que o país adota para sinalizar boas perspectivas para as relações entre os dois territórios: ele ofereceu enviar pandas.

VEJA MAIS:

image Vídeo de pandas comendo como humanos viraliza e diverte a web
O grupo de ursos que vivem em um zoológico chinês conquistou os internautas por se imitar gestos humanos

image Lide Pará celebra 50 anos de parceria entre Brasil e China em evento com autoridades

O gesto significa que os laços entre a China e a Austrália estão melhorando e se fortalecendo após uma disputa diplomática que levou o país asiático a impor uma série de restrições às exportações agrícolas e minerais em 2020.

Além da Austrália, a China enviou no final de maio, um casal de pandas ao Zoológico Nacional, em Washington. O Brasil também entrou nessa lista e os chineses também fizeram ofereceram os animais para comemorar os 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os países.

O que o panda significa para os chineses? 

Ao longo dos anos, o panda se tornou símbolo de amizade para o povo chinês, o que deu à abordagem para que o país pudesse oferecer esses animais como sinal de união e afinidade, e assim a política ficou denominada de "diplomacia dos pandas".

Os chineses levam essa diplomacia tão a sério que já usaram os animais para demonstrar descontentamento e raiva. Em 2023, os chineses haviam pedido a devolução de pandas para diversos.

Ameaçados de extinção?

Embora os pandas ainda sejam uma espécie ameaçada, recentemente, as autoridades chinesas anunciaram que o animal não está mais em perigo de extinção. Assim, a espécie foi reclassificada como vulnerável, após décadas de esforços para aumentar sua população e proteger seu habitat. 

A população de pandas aumentou significativamente, atingindo cerca de 1.800 indivíduos.

 

*(Pedro Garcia, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Enderson Olivera, editor de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO