Ucrânia demite Hanna Maliar e outros cinco vice-ministros da Defesa nesta segunda-feira (18)
Governo ucraniano não explicou os motivos das seis demissões
Seis vice-ministros da Defesa da Ucrânia foram demitidos nesta segunda-feira (18). Na lista, está Hanna Maliar, advogada especializada em crimes de guerra que estava no cargo desde 2021 e divulgava frequentemente atualizações públicas sobre a guerra contra a Rússia.
A medida do governo ucraniano foi tomada após a nomeação de Rustem Umerov como novo ministro para a pasta, antes comandada por Oleksii Reznikov, em meio às suspeitas de corrupção envolvendo o órgão.
VEJA MAIS
Ao assumir o cargo, Umerov afirmou que suas prioridades incluiriam tornar o ministério a principal instituição para a coordenação das forças de defesa, aumentar o valor atribuído a soldados individualmente, desenvolver a indústria militar da Ucrânia e combater a corrupção.
"Reinicialização. Nós [já] começamos. Continuamos. O ministério continua trabalhando como de costume", declarou o ministro em mensagem no facebook.
O governo anda não explicou o motivo das mais recentes demissões. A última atualização de Hanna Maliar sobre a guerra na Ucrânia foi publicada na manhã desta segunda.
Na semana passada, ela recebeu críticas ao relatar, inicialmente, que as forças ucranianas haviam recapturado uma vila do leste em poder das forças russas. Em seguida, admitiu que seu relato era impreciso e que os combates ainda estavam ocorrendo ao redor da vila.