Ucrânia acusa Rússia de disparar míssil hipersônico avançado

Essa seria a primeira vez que um míssil hipersônico avançado foi usado na guerra entre os dois países.

O Liberal
fonte

Em quase dois anos de guerra contra a Ucrânia, a Rússia teria disparado pela primeira vez contra o país vizinho um míssil hipersônico avançado, que especialistas afirmam ser quase impossível de abater. A informação foi divulgada pelo governo da Ucrânia, por meio do Instituto de Pesquisa Científica de Perícia Forense, que afirmou em uma postagem no Telegram ter provas do uso de um míssil de cruzeiro hipersônico Zircon pelos militares russos, a partir de destroços recuperados após um ataque à Kiev ocorrido no dia 7 de fevereiro. 

VEJA MAIS

image Projeto de ajuda à Ucrânia, Israel e Taiwan, no valor de US$95 bi, é aprovado pelo Senado dos EUA
Votação teve o apoio de 70 parlamentares; legislação foi enviada para a Câmara

image Putin estreia novo míssil hipersônico na guerra, diz Ucrânia
Ucrânia acusa Rússia de atacar Kiev com uma das "armas invencíveis", o Tsirkon, anunciado em 2018 por Putin

Um vídeo postado pelo Instituto mostra dezenas de destroços que se acredita serem do novo míssil. Segundo o órgão, que faz parte do Ministério da Justiça da Ucrânia “as marcações nas peças e fragmentos, a identificação de componentes e peças e as características do tipo de arma relevante” apontam para o primeiro uso do Zircon em combate.

Os ataques de 7 de fevereiro deixaram quatro mortos e 38 feridos, de acordo com o governo ucraniano, mas nenhuma vítima foi diretamente atribuída ao alegado míssil Zircon.

Relatos anteriores na mídia estatal russa apontam que o míssil havia sido implantado em um navio de guerra, mas nas publicações do governo ucraniano não houve menção à plataforma de lançamento do míssil.  

image R70: "Não temos interesse na Polônia, na Letônia ou em qualquer outro lugar", diz Putin
Presidente da Rússia ao dizer que não tem interesse em expandir a guerra com a Ucrânia para países vizinhos que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)

image Kiev e mais quatro cidades são atingidas por ataque russo que matou três pessoas na Ucrânia
Foram contabilizados 64 mísseis e drones pelas Forças Armadas da Ucrânia, dos quais 44 foram abatidos pelas defesas aéreas.

Com sua velocidade hipersônica, Zircon torna-se invulnerável até mesmo às melhores defesas antimísseis ocidentais, na avaliação da Missile Defense Advocacy Alliance (MDAA), sediada nos Estados Unidos. Segundo a aliança, a velocidade é estimada em Mach 8, ou quase 9.900 quilômetros por hora. Hipersônico é definido como qualquer velocidade acima de Mach 5 (3.836 mph).

“Se essa informação for precisa, o míssil Zircon seria o mais rápido do mundo, tornando quase impossível defendê-lo devido apenas à sua velocidade”, diz a aliança em seu site.

image Avião militar com prisioneiros ucranianos cai na Rússia e 74 pessoas morrem
Aeronave explodiu e todos a bordo, incluindo os 65 prisioneiros da Ucrânia, morreram

image Ao menos 25 pessoas morrem durante ataque em Donetsk, no leste da Ucrânia
O ataque foi realizado com seis salvas de artilharia disparadas de Avdiivka, epicentro dos combates e ainda sob controle de Kiev, ministério russo das Relações Exteriores

Além disso, o míssil fica completamente coberto por uma nuvem de plasma durante o seu voo, o que absorve raios de radiofrequência e o torna invisível aos radares. "Isso permite que o míssil permaneça despercebido em seu caminho até o alvo”, diz a MDAA. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO