CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Turquia se prepara para terceiro dia de protestos após prisão do principal rival de Erdogan

AFP

A Turquia se prepara nesta sexta-feira (21) para um terceiro dia de protestos, com novas convocações em apoio ao prefeito de Istambul e principal rival do presidente Recep Tayyip Erdogan, Ekrem Imamoglu, preso sob acusações de "corrupção" e "terrorismo".

O presidente do Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata), Özgur Özel, pediu aos turcos que fossem às ruas na noite desta sexta-feira para protestar contra a prisão de Imamoglu.

O popular e carismático prefeito de Istambul, membro do CHP, foi detido na quarta-feira em uma operação que também prendeu quase 100 de seus aliados, parlamentares e membros do partido.

Imamoglu é acusado de "corrupção" e "apoio a uma organização terrorista", segundo o ministro da Justiça, Yilmaz Tunç.

O prefeito, que seria anunciado no domingo como candidato de seu partido para as próximas eleições presidenciais de 2028, foi levado para uma delegacia de polícia, segundo sua comitiva.

Apesar do governador de Istambul ter proibido comícios e manifestações até domingo, milhares de pessoas foram às ruas nas últimas duas noites.

A polícia usou gás lacrimogêneo e balas de borracha para impedir que os manifestantes entrassem na icônica Praça Taskim.

Também houve manifestações em Ancara, a capital, e Izmir, a terceira maior cidade do país.

bur-rba/ach/meb/es/jc/dd

X

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO