Turista é detida e multada por fazer saudação nazista em campo de concentração
A mulher foi acusada de se envolver em propaganda nazista
Uma turista holandesa de 29 anos foi detida na Polônia por fazer uma saudação nazista no antigo campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, segundo a polícia local. A mulher fez o gesto em frente ao portão com os dizeres Arbeit Macht Frei (O Trabalho Liberta). As informações são do portal BBC News.
A holandesa foi, posteriormente, acusada de se envolver em propaganda nazista. Os promotores emitiram uma multa, que ela concordou em pagar. A mulher, que não foi identificada, disse que o ato foi uma brincadeira de mau gosto, segundo a agência de notícias PAP.
Não é a primeira vez que estrangeiros são detidos por promover propaganda nazista na Polônia, uma acusação que pode levar a até dois anos de prisão.
Dois estudantes turcos foram condenados em 2013, a seis meses de prisão e multados por uma saudação nazista semelhante em Auschwitz.
A Alemanha nazista construiu o campo de extermínio na cidade de Oswiecim, no sul da Polônia, depois de invadir e ocupar o país no início da Segunda Guerra Mundial, em 1939.
Em pouco mais de quatro anos e meio, a Alemanha nazista assassinou sistematicamente pelo menos 1,1 milhão de pessoas em Auschwitz. Quase 1 milhão eram judeus .Os deportados para o campo foram mortos em câmaras de gás, passaram fome, trabalharam até a morte e foram submetidos a experimentos médicos.
Ao menos 6 milhões de judeus morreram no Holocausto - a campanha nazista para erradicar a população judaica da Europa. Auschwitz estava no centro desse genocídio. Tropas soviéticas libertaram o campo no início de 1945.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA