Trump vai para Nova York depor no caso envolvendo atriz pornô
Segundo o ex-presidente, ‘procurador corrupto não tem caso’. As acusações contra ele fazem parte de uma investigação em andamento sobre suas finanças e negócios
Donald Trump será o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a depor em um tribunal na condição de réu, em Nova York, nesta terça-feira (4). Na semana passada, um grande júri indiciou Trump, de 76 anos, por crimes relacionados a um pagamento para comprar o silêncio de uma atriz pornô durante a campanha eleitoral de 2016. O ex-presidente republicano, que lançou sua campanha para voltar à Casa Branca em 2024, deixou sua mansão na Flórida, em Mar-a-Lago, nesta segunda-feira ao meio-dia para se apresentar ao tribunal.
VEJA MAIS
Trump voou de sua residência na Flórida para Nova York, nesta segunda-feira (3) e divulgou em sua rede Truth Social: "Eu vou, acreditem ou não, ao tribunal. A América não deveria ser assim!" Ele também afirmou que o "procurador corrupto não tem caso" e que "o que tem é uma jurisdição onde é IMPOSSÍVEL que eu tenha um Julgamento Justo".
Trump passará por procedimento-padrão de tomada da impressão digital e fotografia
Como parte de seu comparecimento, ele passará pelo procedimento-padrão de tomada da impressão digital e fotografia, o que provavelmente será uma das fotos mais famosas de ficha policial da era moderna. Trump chamou o processo de "caça às bruxas" e "perseguição política" e atacou o juiz designado para ouvir sua declaração.
O ex-presidente republicano é o primeiro a depor em tribunal na condição de réu, depois que Richard Nixon, em 1974, compareceu a uma audiência no Comitê Judiciário da Câmara durante o escândalo Watergate, mas ele não era um réu criminal. Além disso, Trump é o primeiro ex-presidente a ser indiciado criminalmente desde que Warren G. Harding, que foi indiciado após sua morte em 1923 por um esquema de corrupção em seu governo.
Trump deve fazer um discurso na terça-feira às 20h15 (21h15 de Brasília) após seu retorno à Flórida. Ainda não se sabe se ele responderá às perguntas no tribunal ou permanecerá em silêncio. As acusações contra Trump fazem parte de uma investigação em andamento sobre suas finanças e negócios na Organização Trump.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA