Trump diz que EUA vão classificar cartéis mexicanos como terroristas

Ministério das Relações Exteriores do México disse que buscaria rapidamente um encontro de alto escalão

Reuters
fonte

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai considerar cartéis mexicanos de drogas como grupos terroristas por seu papel no tráfico de narcóticos e de pessoas, o que levou o México a pedir rapidamente por negociações.

"Ele serão designados... Tenho trabalhado nisso nos últimos 90 dias. Sabe, designação não é tão fácil, você tem de passar por um processo, e todos estamos nesse processo", disse Trump em entrevista para o ex-apresentador da Fox News Bill O'Reilly, exibida na terça-feira.

Pouco depois, o Ministério das Relações Exteriores do México emitiu um comunicado, no qual informava que buscaria rapidamente um encontro de alto escalão com autoridades do Departamento de Estado norte-americano para tratar da designação legal, assim como o fluxo de armas e dinheiro ao crime organizado.

"O ministro das Relações Exteriores vai estabelecer contato com sua contraparte, Michael R. Pompeo, para discutir esta questão tão importante na agenda bilateral", disse o ministério.

Uma vez que um grupo específico é classificado como organização terrorista, é ilegal pela lei dos EUA que cidadãos norte-americanos ofereçam apoio consciente, e os membros da célula não podem entrar no país, correndo risco de deportação.

Instituições financeiras com conhecimento de que têm fundos relacionados a esses grupos devem bloquear o dinheiro e alertar ao Tesouro dos EUA.

Em reação aos comentários de Trump, o ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, tuitou que seu país nunca irá tolerar qualquer movimento que viole sua soberania nacional.

"Seremos firmes", acrescentou Ebrard.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO