Três hackers “pró-Rússia” são presos na Espanha após ataques cibernéticos

A Guarda Civil afirmou que os ciberataques foram supostamente realizados contra websites de organizações públicas e privadas em setores do governo

Graham Keeley / REUTERS

MADRI (Reuters) - Três hackers pró-Rússia foram presos por realizar supostos ciberataques contra a Espanha e outros países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para propósitos terroristas, disse neste sábado a polícia espanhola.

Os suspeitos foram presos por suposta participação em ataques cibernéticos envolvendo negação de serviço distribuído (DDoS) contra instituições públicas e setores estratégicos, afirmou a Guarda Civil. O órgão não especificou se os três suspeitos -- cujas identidades não foram divulgadas -- foram acusados formalmente ou apenas detidos.

A Guarda Civil afirmou que os ciberataques foram supostamente realizados contra websites de organizações públicas e privadas em setores do governo, infraestrutura crítica e serviços essenciais em países que apoiam a Ucrânia no conflito contra a Rússia.

VEJA MAIS 

image Tribunal russo condena jornalista norte-americano a 16 anos de prisão por espionagem
Gershkovich foi o primeiro jornalista dos Estados Unidos preso por acusações de espionagem na Rússia desde a Guerra Fria

image Kremlin diz ver 'presença concentrada' de navios de guerra da Otan no Mar Negro como ameaça à Rússia
Zelenskiy falou sobre a necessidade de garantir que a Marinha russa não domine o Mar Negro

A polícia publicou um vídeo na plataforma de redes sociais X, realizando uma incursão na casa de um dos suspeitos, onde uma bandeira soviética, com a foice e o martelo, estava pendurada em uma parede.

As prisões ocorreram em Manacor, na ilha de Mallorca, e nas cidades de Huelva e Sevilha, no sul da Espanha, informou a polícia. As investigações seguem em andamento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO