Suprema Corte dos EUA decide que Donald Trump pode concorrer às eleições presidenciais
Decisão terá impacto em qualquer outro estado que questione a participação do ex-presidente nas urnas
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira (4) que o ex-presidente Donald Trump pode participar das eleições presidenciais que ocorrerão em novembro deste ano.
Com essa determinação, Trump permanece apto a concorrer como pré-candidato pelo Partido Republicano, sendo considerado o favorito para representar a sigla. A decisão chega às vésperas da Superterça, quando 15 estados e um território dos EUA realizarão suas prévias eleitorais simultaneamente.
VEJA MAIS
Embora a decisão se refira a um caso específico no estado do Colorado, ela terá impacto em qualquer outro estado que questione a participação de Trump nas urnas, abrangendo todo o país. Portanto, não há mais impedimentos para que o ex-presidente participe da corrida eleitoral.
A Suprema Corte respondeu a um recurso da defesa de Trump contra uma decisão da Justiça do Colorado, que o proibia de concorrer com base na alegação de que teria violado um artigo da Constituição dos EUA. A Justiça estadual argumentou que Trump esteve envolvido na insurreição de 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores invadiram o Capitólio em Washington. Contudo, a Suprema Corte, composta majoritariamente por juízes conservadores, considerou que cabe ao Congresso, e não aos estados, determinar a elegibilidade de um candidato às eleições.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA