MENU

BUSCA

Soldado da Rússia chora ao falar sobre tratamento recebido em prisão na Ucrânia

Em depoimento, prisioneiro de guerra relata como foi capturado pelo exército ucraniano

O Liberal

Um soldado da Rússia capturado pelo exército da Ucrânia não segurou as lágrimas em depoimento sobre o tratamento que recebeu dos “inimigos”.


O prisioneiro de guerra relatou como foi a captura: “O Exército da Ucrânia se aproximou e disse para eu aparecer e me render. Nós (soldados russos) saímos e fomos capturados”. O inquisidor pergunta se eles foram maltratados. “Não, não fomos espancados”, disse o soldado. “Alguns (soldados) nos repreenderam, o que é compreensível; todos estão com raiva, mas não nos maltrataram. Nos alimentaram, pudemos fumar; nos deram doces, pão e água.”

A Convenção de Genebra proíbe, entre outras coisas, maltratar prisioneiros.

VEJA MAIS

Vai ter guerra? Vladimir Putin afirma que riscos de conflito mundial são altos
A afirmação foi feita durante reunião com chefes de inteligência de vários ex-países soviéticos

Vídeo mostra prédio sendo bombardeado na Ucrânia; veja
Edifício localizado em Enerhodar pertence ao governo local. Cidade fica em região tomada pelo exército da Rússia

Putin declara lei marcial em quatro cidades da Ucrânia e limita circulação de civis em fronteiras
Putin disse que as medidas que ele estava ordenando aumentariam a estabilidade da economia, indústria e produção em apoio à guerra da Ucrânia

Sobre a guerra, o militar afirma que é preciso fazer alguma coisa, talvez protestos, “porque maridos, crianças estão sendo trazidos para cá, conduzidos como gado. É o que eu vi”. E questionou: “Eu diria que todos precisam pensar sobre o que necessitamos de verdade. Precisamos disso? Por que nós e você precisamos disso?” E respondeu: “Nós precisamos estar com a nossa família. A Ucrânia precisa ser desmembrada? Não precisa!”

O prisioneiro disse ainda que todos na Ucrânia falam russo com os prisioneiros, que o tratamento o surpreendeu e que os relatos russos nos meios de comunicação “não é verdade”.

Mundo