CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sino de Notre-Dame romperá silêncio do isolamento no aniversário do incêndio

Ele tocará às 20h (horário local), mesma hora em que os parisienses costumam aplaudir aos profissionais da saúde

Reuters
fonte

Um ano após o incêndio que devastou Notre-Dame de Paris assombrar o mundo, o grande sino da catedral soará na noite desta quarta-feira, como um marco da resistência do edifício e dos médicos que enfrentam a epidemia de coronavírus na França.

O sino só soou uma vez desde 15 de abril de 2019, quando as chamas irromperam e consumiram o pináculo e o teto e, segundo as autoridades, ficou a meia hora de destruir totalmente a catedral de 850 anos.

Ele dobrará às 20h (horário local), coincidindo com a hora em que os parisienses aplaudirão de suas janelas e sacadas em homenagem aos profissionais na linha de frente que arriscam a vida para tratar pacientes da Covid-19. O surto já matou quase 16 mil pessoas no país.

"A restauração de Notre-Dame... é um símbolo da resistência do nosso povo, da capacidade de superar adversidades e se recuperar", disse o presidente Emmanuel Macron nesta quarta-feira.

Ele reiterou a promessa de reconstruir Notre-Dame em cinco anos, mas as obras para garantir a solidez estrutural da catedral estão com meses de atraso, primeiramente por causa das tempestades de inverno e agora devido à pandemia.

"Nosso objetivo é preparar a catedral para uma missa em 16 de abril de 2024", disse Jean-Louis Georgelin, general aposentado do Exército que lidera o projeto de restauração, à Reuters. "É claro, isso não significa que tudo estará terminado."

Mas o campanário sul da catedral, que abriga o sino de 13 toneladas forjado em 1681, o segundo maior do país, está estruturalmente intacto.

O sino é tradicionalmente tocado para grandes celebrações religiosas, visitas papais e funerais presidenciais, e soou apenas uma vez desde o incêndio, em setembro, em homenagem ao ex-presidente Jacques Chirac, que morreu naquele mês.

Na noite desta quarta-feira, dois tocadores o farão soar novamente.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO