Sexo entre duas baleias machos é registrado pela primeira vez por pesquisadores
O registro do acasalamento foi feito em janeiro de 2022, mas foi publicado em uma revista científica apenas na última terça-feira (27)
Pela primeira vez na história, imagens de duas baleias-jubartes machos fazendo sexo foram captadas por pesquisadores. Após análises, foi possível confirmar que ambos são machos e que, de fato, estavam em um processo de acasalamento. O registro foi feito em 2022, mas só foi publicado na última terça-feira (27) na revista científica Marine Mammal Science.
Segundo relatos, os animais interagiam entre si e circulavam a embarcação diversas vezes. Os motores do barco estavam desligados. Elas estavam a cerca de 5 metros da superfície e os pesquisadores puderam observá-las por, aproximadamente, 30 minutos.
Após alguns minutos, uma das jubartes se aproximou da outra, por trás, e a penetrou. Cada penetração teve duração de cerca de dois minutos.
VEJA MAIS
Segundo uma publicação da Pacific Whale Foundation, que financiou o estudo de Stephanie Stack, autora da pesquisa, apesar de anos observando a espécie, o registro de penetração entre machos de baleias-jubartes é raro.
Carolina Mota, estagiária sob supervisão da editora web, Rayanne Bulhões
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA