Selo do YouTube: site irá certificar canais focados em temas sobre saúde; veja como participar
O selo dará aos criadores de conteúdo a possibilidade de aparecer no topo das buscas na plataforma
O Youtube anunciou que irá certificar canais focados em produzir conteúdos relacionados a temas da saúde. A plataforma irá fazer uma espécie de seleção com os canais para incentivar e garantir que os usuários tenham acesso a informações confiáveis. Para obter o selo, a rede social definiu alguns critérios que serão avaliados para definir quem irá receber a certificação de ‘fonte autorizada’.
VEJA MAIS
O processo de certificação de canais é uma iniciativa do Youtube em conjunto com o Conselho de Sociedades de Especialidades Médicas (CMSS), a Academia Nacional de Medicina (NAM) - ambos dos EUA - e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como receber o selo de fonte autorizada do Youtube?
Além de seguir as normas de compartilhamento de informações de saúde definidos pelas entidades, é necessário que o criador de conteúdo (dono do canal) seja licenciado em algumas das profissões a seguir:
- medicina
- enfermagem
- psicologia
- assistência social clínica
Além disso, é necessário que a pessoa tenha uma licença médica válida no país pelo qual está se candidatando.
Além dos critérios anteriores, o canal também deve seguir algumas normas, como:
- Seguir as políticas de monetização do YouTube (Elas incluem as diretrizes da comunidade, os Termos de Serviço, as políticas de direitos autorais do YouTube e as políticas do programa Google AdSense), mesmo que não esteja gerando receita;
- Ter mais de 2.000 horas de exibição nos últimos 12 meses
- Não ter avisos ativos das diretrizes da comunidade.
Como funciona o selo de certificação do Youtube?
Este selo dará aos criadores de conteúdo a possibilidade de aparecer no topo das buscas da rede social.
Críticas
Há algumas críticas a essa seleção porque mesmo se esse criador credenciado fizer um vídeo que não seja relacionado à saúde e usar palavras-chave relacionadas a uma condição médica, ele vai aparecer na busca de conteúdo de saúde devido ter o rótulo de confiável.
Conscientização no Youtube
No último mês, o YouTube lançou um filtro que mostra, nas buscas relacionadas a doenças como câncer, ansiedade e depressão, várias histórias pessoais de pacientes ou seus parentes.
Mesmo com o selo, é possível que as histórias pessoais do canal não sejam filtradas por esse painel. De acordo com a plataforma, há uma revisão anual para garantir que as diretrizes de saúde sejam seguidas por todos os produtores de conteúdo do Youtube. Além dos EUA, o processo também está aberto para a Alemanha.
(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da editora Web de OLiberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA