Rússia anuncia retirada da Ilha das Serpentes, símbolo da resistência da Ucrânia
A ilha se tornou símbolo de resistência da Ucrânia depois que guardas rejeitaram a ordem de rendição apresentada por um navio Russo
A Rússia anunciou a retirada de suas tropas do exército da Ilha das Serpentes, nesta quinta-feira, uma posição estratégica conquistada por Moscou e que foi alvo de ataques ucranianos.
A ilha se tornou símbolo de resistência da Ucrânia depois que guardas rejeitaram a ordem de rendição apresentada por um navio Russo - "Navio Russo, vá se f****" - foi informado por mensagem de rádio. As informações são do G1.
VEJA MAIS
O governo afirmou que a retirada é uma demonstração de que a "Rússia não está impedindo os esforços da ONU de organizar um corredor humanitário para enviar por navio produtos agrícolas a partir da Ucrânia", afirmou Igor Konashenkov, porta-voz da defesa do país.
"Em 30 de junho, em sinal de boa vontade, as Forças Armadas russas cumpriram os objetivos fixados na Ilha das Serpentes e retiraram sua guarnição do local", completou.
A Rússia também acusou a Ucrânia de não retirar as minas de sua costa no Mar Negro.
O comando militar do sul da Ucrânia anunciou no Facebook que a Rússia "retirou às pressas sua guarnição" da ilha após "ataques de nossas unidades de mísseis e artilharia". Informou também que a ilha está "coberta de fogo" e postou uma foto de uma área coberta por fumaças.
A Ucrânia acusa a Rússia de roubar os cereais do país, o que contribui para a escassez mundial de alimentos provocada pelo bloqueio das exportações de produtos em portos do país.
VEJA MAIS
Carolina Mota, estagiária da redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA