Rússia anuncia cessar-fogo temporário para esta terça-feira (8); Ucrânia ainda não aceitou

Tréguas locais anunciadas nesta segunda-feira (7) servirão para retirar civis de várias cidades por meio de corredores humanitários

O Liberal
fonte

A Rússia anunciou um cessar-fogo para às 10h (horário local) desta terça-feira, 8, em várias cidades ucranianas para a evacuação de civis, por meio de corredores humanitários. "A Federação Russa anuncia um cessar-fogo a partir das 10h, horário de Moscou (04h00 de Brasília) de 8 de março" para a evacuação de civis de Kiev, bem como das cidades de Sumy, Kharkiv, Chernigov e Mariupol, informou a célula do Ministério da Defesa russo responsável pelas operações humanitárias na Ucrânia.

VEJA MAIS

image EUA decidem enviar mais 500 militares à Europa por conflito na Ucrânia
Objetivo é reforçar as tropas que já estão no continente

image 'Não tenho medo de ninguém', diz Zelensky em vídeo para provar que está em Kiev
O presidente ucraniano foi acusado, na semana passada, de ter deixado o seu país

Em discurso na televisão por ocasião das festividades de 8 de março, Putin também anunciou que não enviará recrutas ou reservistas para lutar na Ucrânia e garantiu que a guerra naquele país estava sendo travada por "profissionais" que cumprem "objetivos estabelecidos".

Horas antes do anúncio russo, a Ucrânia havia destacado alguns "resultados positivos" nas conversas sobre a implementação de corredores humanitários, embora Moscou tenha dito que as "expectativas" não foram atendidas.

image Mais um general russo morre durante os conflitos na Ucrânia
Vitaly Gerasimov era chefe de gabinete e primeiro vice-comandante do 41º Exército do Distrito Militar Central da Rússia

image Guerra Ucrânia e Rússia: o que se sabe até agora, 23/02
Veja as principais notícias sobre o conflito iniciado com a invasão russa autorizada pelo presidente Vladimir Putin a Kiev e ao leste ucraniano

O exército russo anunciou mais cedo a suspensão temporária dos ataques em algumas regiões "com fins humanitários" e a abertura de corredores para retirar os civis de Kiev, Kharkiv, do porto cercado de Mariupol e da localidade de Sumy, perto da fronteira com a Rússia.

A Ucrânia ainda não concordou formalmente com a proposta de cessar-fogo temporário, pois metade dos corredores, porém, segue em direção à Rússia e Belarus, e o governo ucraniano rejeitou a proposta. "Não é uma opção aceitável", disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereschuk.

Por sua vez, o representante russo nas negociações acusou a Ucrânia de impedir a evacuação de civis das zonas de combate e de "usar [civis] direta e indiretamente até mesmo como escudos humanos, o que é claramente um crime de guerra".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO