Rússia adverte novamente sobre 'risco' a países que receberem caças da Ucrânia
Ministério da Defesa russo diz que isso poderia ser considerado 'envolvimento no conflito armado'
O Ministério da Defesa da Rússia advertiu mais uma vez neste domingo (6) a países vizinhos à Ucrânia que não recebam aviões militares do país, que está sob ocupação russa. Segundo Moscou, receber caças ucranianos seria um risco.
"Praticamente, toda a aviação do regime de Kiev apta para o combate foi destruída. Mas sabemos por uma fonte segura que algumas aeronaves ucranianas voaram para a Romênia e outros países vizinhos", disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov. "O uso da rede de aeródromos destes países como base para aviões militares ucranianos e seu uso posterior contra as Forças Armadas russas poderia ser considerado como um envolvimento destes países no conflito armado".
O exército russo invadiu a Ucrânia desde 24 de fevereiro. Atualmente o país apela aos países ocidentais para que estabeleçam uma zona de exclusão aérea sobre o seu território. A Otan já rechaçou o pedido, alegando justamente que isso representaria um forte risco de confrontação direta com o governo russo.
O presidente russo Vladimir Putin já havia advertido a mesma coisa no sábado (5), afirmando que a Rússia consideraria como um adversário militar qualquer país que tentasse impor uma zona de exclusão aérea na Ucrânia.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA