Relação com o Brasil gera bate-boca no último debate entre candidatos à Presidência da Argentina

O libertário Javier Milei e o peronista Sergio Massa disputam a preferência do eleitorado argentino nas eleições marcadas para o próximo domingo (19)

O Liberal
fonte

A relação da Argentina com o Brasil e com a China foi um dos principais temas discutidos entre os candidatos Javier Milei e Sergio Massa, no último debate antes das eleições para escolha do próximo presidente argentino. Realizado neste domingo (12), o debate era considerado estratégico para conquistar eleitores indecisos, antes da votação do próximo domingo (19). 

VEJA MAIS

image Javier Milei e Sergio Massa debatem pela última vez antes da votação na Argentina
Cargo de chefe do executivo é disputado por um populista que se define como libertário e um peronista

Brasil e eleições presidenciais argentinas: atenção ao vizinho e grande parceiro comercial do país

Durante o programa, o peronista e atual ministro da Economia acusou Milei de querer romper o diálogo com Brasil e China, principais parceiros comerciais do país, e afirmou que isso acabaria com milhares de empregos. "Política exterior não pode ser regida por caprichos”, declarou.

Já Javier Milei acusou o adversário de mentir sobre o possível fim da relação comercial com os dois países. “É uma questão do mercado privado e o Estado não tem porque se meter, porque cada vez que se mete gera corrupção”, disse. “Alberto Fernández [presidente da Argentina] também não falava com [o ex-presidente Jair] Bolsonaro”, continuou. 

image Terceira colocada nas eleições anuncia apoio a Javier Milei e critica governo argentino
Patricia Bullrich disse que era urgente sair da neutralidade para evitar a continuidade do kirchnerismo

image Eduardo Bolsonaro é cortado ao vivo em TV da Argentina ao defender posse de armas; vídeo
A emissora retirou do ar a entrevista com o deputado brasileiro enquanto ele falava. Os apresentadores, em tom irônico, ainda criticaram seu posicionamento

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem apoiado a campanha de Massa na Argentina. Em setembro, marqueteiros e estrategistas brasileiros que lideraram campanhas do PT nos últimos anos reforçaram a equipe do candidato peronista, na tentativa de barrar o avanço do libertário e oposicionista Javier Milei.

A participação de marqueteiros brasileiros ligados ao PT na campanha à Presidência da Argentina foi abordada por Milei. “Sugiro que vejam os vídeos completos e não os editados pelos brasileiros para fazer campanha negativa”, disse. 

image Eleições na Argentina: Ameaça de Bomba Isola a Casa Rosada
Polícia Federal do país informou que está investigando o caso. Segundo autoridades argentinas, a denúncia foi feita por telefone

image Sérgio Massa e Javier Milei disputarão 2º turno da eleição para Presidência da Argentina
Eleitores argentinos voltam às urnas no dia 19 de novembro

Pelas últimas pesquisas de intenção de votos, Javier Milei está à frente de Massa, mas as diferenças entre os dois candidatos são pequenas, dentro das margens de erro, o que caracteriza um empate técnico. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO