Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos, após 70 anos de reinado
Com saúde fragilizada desde o final do ano passado, a situação da monarca se agravou nos últimos dias
Morreu nesta quinta-feira (8), no Castelo de Balmoral, na Escócia, a Rainha Elizabeth II, monarca britânica com maior longevidade e também com o mais longo reinado: 70 anos, completos em 2022. Desde o ano passado, por causa de problemas de saúde, ela reduziu compromissos oficiais. A morte foi confirmada pelo perfil da Família Real no Twitter e no site oficial. Confira a publicação:
O estado de saúde da rainha se agravou nos últimos dias e os médicos, em um comunicado, informaram que estavam preocupados com Elizabeth. Membros da família real viajaram à Escócia para ficar ao lado da soberana.
VEJA MAIS
Trajetória da rainha
Elizabeth Alexandra Mary nasceu no dia 21 de abril de 1926, na casa londrina do duque e da duquesa de York, os futuros rei George VI e rainha Elizabeth. Ela tornou-se herdeira da coroa no dia 12 de dezembro de 1936, quando o pai chegou ao trono depois da abdicação inesperada do tio Eduardo VIII, que renunciou para casar com a norte-americana e divorciada Wallis Simpson.
Em 1947, Elizabeth se casou com Philip, um primo afastado que renunciou aos títulos de príncipe da Grécia e da Dinamarca e à carreira na Marinha Real britânica para se consagrar ao papel de príncipe consorte.
Com a morte do pai em 1952, ela se torna rainha com apenas 25 anos. Na ocasião, já era mãe de dois filhos: Charles (nascido em 1948) e Anna (1950). Teve outros dois filhos: Andrew (1960) e Edward (1964).
Elizabeth alcançou a tetravó, a rainha Vitória, e se tornou a monarca britânica com mais tempo no poder no dia 9 setembro de 2015. O marido dela, príncipe Philip, morreu no dia 9 de abril do ano passado, aos 99 anos. Este ano, no dia 6 de fevereiro, Elizabeth alcançou os 70 anos de reinado.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA