Quando a visitação ao túmulo do papa Francisco será aberta ao público?
Fiéis de todo o mundo poderão se aproximar do túmulo daquele que marcou a história recente da Igreja Católica com sua simplicidade, compaixão e defesa dos mais vulneráveis.
A despedida do papa Francisco seguiu seu desejo de simplicidade: no testamento, assinado em 29 de julho de 2022, Francisco deixou instruções claras para que seus restos mortais fossem depositados em um túmulo simples, escavado no solo, sem ornamentos e apenas com a inscrição "Franciscus".
O túmulo do papa Francisco será aberto para visitação pública a partir deste domingo (27), um dia após o seu sepultamento em uma cerimônia privada realizada na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
VEJA MAIS
Com a abertura da visitação, fiéis de todo o mundo poderão se aproximar do túmulo daquele que marcou a história recente da Igreja Católica com sua simplicidade, compaixão e defesa dos mais vulneráveis. Além do público geral, um grupo de cardeais também deve visitar a basílica neste domingo para prestar as últimas homenagens.
Sepultamento fora do Vaticano
O papa Francisco entra para a história também pelo local escolhido para seu descanso eterno. Ele é o primeiro papa em mais de um século a ser sepultado fora do Vaticano — o último havia sido Leão XIII, falecido em 1903.
A Basílica de Santa Maria Maggiore sempre teve um significado especial para Francisco. Durante seu pontificado, era comum que ele visitasse o local antes e após viagens internacionais, para rezar diante do ícone de Nossa Senhora "Salus Populi Romani".
No documento em que detalhou seus últimos desejos, Francisco reafirma sua devoção mariana e a oferta de seus sofrimentos pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos: “Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria. Portanto, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore.”
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA