Putin se reúne com Erdogan e diz que acordo de grão só volta com Ocidente cedendo a exigências

Rússia alega que promessas de remover obstáculos às suas exportações agrícolas não foram cumpridas

O Liberal
fonte

Em um encontro que teve lugar nesta segunda-feira, 4, o presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, abordaram a delicada questão do acordo de grãos entre Rússia e Ucrânia. Putin afirmou que o acordo não será restaurado até que o Ocidente cumpra as exigências russas para facilitar as exportações agrícolas. 

Em julho do ano passado, Erdogan desempenhou um papel crucial na mediação desse acordo, que foi assinado por Rússia e Ucrânia com a ONU. O acordo era considerado vital para o abastecimento global de alimentos, particularmente nas regiões da África, Oriente Médio e Ásia, onde ambos os países são grandes fornecedores de trigo, cevada, óleo de girassol e outros produtos essenciais.

VEJA MAIS

image Presidente da Ucrânia demite ministro da Defesa em meio a escândalos de corrupção
Volodymyr Zelensky anunicou a medida em um vídeo publicado em suas redes sociais. Ucrânia está em guerra com a Rússia desde fevereiro do ano passado

image Presidente da Ucrânia demite ministro da Defesa em meio a escândalos de corrupção
Volodymyr Zelensky anunicou a medida em um vídeo publicado em suas redes sociais. Ucrânia está em guerra com a Rússia desde fevereiro do ano passado

image Integrantes do Grupo Wagner são ordenados a jurar lealdade ao governo russo
Objetivo do juramento é reordenar as tropas para que os soldados voltem a respeitar os comandos da Rússia

No entanto, em julho deste ano, a Rússia se recusou a prorrogar o acordo, alegando que as promessas de remover obstáculos às suas exportações agrícolas não foram cumpridas e que as restrições ao transporte marítimo prejudicaram seu comércio agrícola. Isso levou a tensões crescentes, com ataques russos a instalações de cereais ucranianas e ameaças a navios civis em direção a portos ucranianos.

Rússia poderia retornar ao acordo "nos próximos dias"

Putin, durante a reunião, expressou a possibilidade de que a Rússia poderia retornar ao acordo "nos próximos dias" caso as condições russas fossem atendidas. Além disso, anunciou que Moscou está finalizando um acordo para fornecer cereais gratuitos a seis nações africanas e enviará 1,1 milhão de toneladas de grãos para a Turquia, destinados ao processamento e entrega a países de baixa renda.

Erdogan, por sua vez, enfatizou a importância da questão dos grãos e expressou abertura para negociações sobre o assunto. A reunião, realizada em Sóchi, um resort no Mar Negro, durou cerca de 90 minutos. Esse encontro ocorreu após as recentes negociações em Moscou que não resultaram em progresso aparente na retomada do acordo.

Os analistas previam que Putin adotaria uma postura rígida nas negociações, reconhecendo o poder que a Rússia detém ao usar alimentos como uma ferramenta econômica. Assim, a ressurreição do acordo de grãos continua a ser um ponto de tensão na geopolítica global.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO